Esportes

Ashton Eaton, o super-homem que achou amor no Brasil

Uma ponte aérea São Paulo-Rio em nove anos, com escalas em Eugene, no Oregon (EUA), e em Londres, envolvendo um casamento, 17 modalidades do atletismo e, a partir do final da noite de hoje, três medalhas olímpicas no peito de dois super-heróis. Foi um dos mais bem-sucedidos affairs de competição de que se tem notícia. Durante o Campeonato Pan-Americano júnior de atletismo, disputado em São Paulo, em 2007, Ashton Eaton, recém-convertido ao decatlo e representando os Estados Unidos, começou a namorar Brianne Theisen, então uma jovem atleta canadense do heptatlo. Links atletismo

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

Desde então, a relação amorosa evoluiu junto dos resultados esportivos dos dois, que voltaram de São Paulo para fazer faculdade e treinar juntos na Universidade do Oregon. Quando finalmente se casaram, em 2013, Eaton já era campeão olímpico (Londres-2012) e recordista mundial da prova mais exaustiva e completa do atletismo, enquanto Theisen estreou nos Jogos com um 11º lugar na capital inglesa.

Na noite do último sábado, ela chegou ao pódio do heptatlo com o bronze no Rio-2016, e permaneceu na cidade para assistir à inevitável nova consagração do marido, que será consumada, salvo uma das maiores zebras de toda a história das Olimpíadas, nesta noite, depois de dez provas em dois dias no Engenhão.

NO CAMINHO DO RECORDE|

Se o atletismo dos Jogos Olímpicos reúne o esplendor dos predicados físicos ? o que corre mais rápido, o que salta mais longe ou mais alto, o que arremessa mais distante ? as provas de multieventos como o declato selecionam os mais atléticos entre os mais atléticos. E, ainda acima destes super-homens, há Ashton Eaton. Desde 2011, o americano não é derrotado numa competição de decatlo. Com recorde mundial e ouro em Londres, não parou: venceu o Mundial de 2013, e no de 2015 ainda melhorou sua marca.

? Eaton não é normal. É difícil encontrar paralelo. Ele é um generalista que tem tempo de especialista em algumas provas. Já veio a eventos no Brasil para correr provas como os 100m e 400m e venceu nossos melhores velocistas. E, como ocorre com os grandes campeões, é um obcecado. Capaz de passar meses treinando só uma prova do decatlo, ignorando as outras nove, para se aprimorar. É fortíssimo nas provas de velocidade e no salto em distância, não é fraco em nenhuma ? explica o professor Lauter Nogueira, comentarista de atletismo do SporTV. Lista: 5 recordes ?inquebráveis? do atletismo

Para além da capacidade física, é difícil encontrar um atleta muito regular em todas as provas porque o decatlo mescla modalidades que exigem aptidões bastante distintas, como a força no arremesso de peso, a explosão veloz nos 100m, a resistência nos 1.500m ou a técnica específica do salto com vara. Vence quem somar mais pontos no total. A disputa no Rio começou ontem, quando foram cumpridas cinco provas.

Pela manhã, Eaton fez bom tempo nos 100m (10s46), sendo o segundo melhor entre os 32 na disputa, superado apenas pelo canadense Damian Warner, favorito a ser o campeão entre os decatletas ?normais? ? ou seja, a ficar com a medalha de prata. Na prova seguinte, foi disparado o melhor no salto em distância. Sua marca foi de 7,94m, 25cm a mais que o segundo colocado, e que lhe daria vaga na final da prova específica do salto em distância, disputada no sábado. Ainda antes do almoço, Eaton foi o 10º melhor no arremesso de peso, mantendo-se em primeiro na pontuação geral.

À noite, foi 18º com 2,01m no salto em altura, e de novo o melhor de todos nos 400m, com 46s07. Terminou o dia com 4.621 pontos, o que deixa ainda aberta a possibilidade de quebrar seu recorde mundial (9.045 pontos). Na comparação com seu desempenho no Mundial de 2015, ontem Eaton foi melhor em duas provas (salto em distância e arremesso de peso), igual em uma (salto em altura) e pior em duas (100m e 400m, mas com boa pontuação). Hoje, o show continua: de manhã, os 110m com barreiras, o lançamento de disco e o salto com vara. À noite, o lançamento de dardo e, por fim, os 1.500m.

O avô materno e o pai de Eaton foram jogadores de futebol americano, esporte que ele também praticou na adolescência. Um entre muitos: o americano jogou basquete, ?soccer? e luta olímpica, mas se destacou mesmo no atletismo. Ao ser campeão nacional para secundaristas dos 400m e do salto em distância, foi aconselhado a optar pelo decatlo, modalidade que desconhecia até começar a praticar em 2006. Os recordes dos Jogos Olímpicos Rio-2016

Não era apenas o atual recordista mundial que dava pouca atenção ao decatlo. Modalidade que dura dois dias e é disputada em longos períodos, quase sempre em paralelo a provas mais eletrizantes e de definição instantânea, mais palatáveis para o público, o decatlo costuma viver à sombra no atletismo. Por suas características, é menos afeito às transmissões ao vivo e gera menos highlights para a televisão. Ao menos nos Estados Unidos, Eaton, um atleta com carisma, simpático, tino para o marketing pessoal e que sabe falar bem, é depositário da esperança de um crescimento da exposição do decatlo.

UM CASAMENTO CHATO

Acima dos dotes físicos que lhe conferem um biotipo talhado para a modalidade multifacetada, do talento, é a inesgotável dedicação que eleva Eaton tão acima dos outros. Em entrevista coletiva já no Rio, em meio a declarações sobre o que pensava do favoritismo ao ouro e a chance de um novo recorde, foi perguntado o que ele pretendia fazer após os Jogos do Rio e suas extenuantes dez provas em dois dias. A resposta mostra que ele já pensa em 2020.

? Os Jogos Olímpicos duram todos os quatro anos. Se você dedica 1% do seu foco a outra coisa… E se você perder por apenas dez pontos? (a contagem do decatlo passa dos 900 pontos). Foi aquele 1%… ? disse o americano, que nos Jogos de Tóquio terá 32 anos.

A entrega total ao esporte comprometeria qualquer casamento, não fosse também uma superatleta, como Brianne Theisen, a outra protagonista daquela história que começou lá em 2007, em São Paulo. É um caso de amor que exponenciou a performance atlética dos dois. Mas que deve ser um pouco chato:

? Isso deixa tudo mais fácil porque ela entende as coisas. No nosso casamento, o sucesso dos nossos sonhos no atletismo vem antes de tudo. ?Ei, você quer assistir um filme??. ?Não, tenho treino pesado amanhã cedo? ? contou, em recente entrevista à revista ?New Yorker?. Conheça todas as provas do atletismo