Cotidiano

Asfalto novo removido para a construção de recuos para ônibus

Asfalto construído há pouco tempo foi retirado para os recuos serem feitos

Cascavel – Dentre as obras do PDI (Plano de Desenvolvimento Integrado) que estão sendo executadas pelo Consórcio Paulitec, empresa responsável pelas obras de reurbanização da Avenida Brasil, estão os recuos na pista, destinados ao embarque e desembarque de passageiros nos ônibus que trafegarão próximos ao canteiro central.

O que chama a atenção é que há poucos dias, em alguns pontos da principal via da cidade, o asfalto novo, construído há pouco tempo, foi retirado para os recuos serem feitos em concreto. A execução das baias, segundo o que disse o secretário de Planejamento, Alessandro Lopes, há pouco mais de três meses, estava prevista para ocorrer em um momento mais próximo à entrega da obra, o que deve ocorrer no segundo semestre do ano que vem.

Ainda de acordo com Alessandro, houve alterações no projeto em torno da localização das estações de embarque e enquanto o estudo não era concluído, o asfalto foi executado para liberar o tráfego no local.

O projeto, por exemplo, previa uma estação há pouco mais de 150 metros do local onde será construído o Terminal Leste. Essa, por exemplo, não será mais executada no local previsto, entre as ruas Martin Afonso de Souza e Jesuíno Marcondes, devido à proximidade com o terminal.

Em outros pontos da Avenida Brasil, onde há poucos dias as frentes de trabalho chegaram, os recuos estão sendo feitos juntamente com demais obras. A concretagem é feita devido ao maior atrito que haverá dos veículos pesados com o piso.

O tamanho das baias

Ao observar o tamanho dos recuos que estão sendo executados, se nota que um ônibus não caberia totalmente no espaço da baia. As baias possuem largura de 2,2 metros enquanto a largura de um coletivo comum é de aproximadamente 2,5 metros.

Mas segundo Alessandro Lopes, a faixa exclusiva de ônibus terá 3,6 metros de largura, o que somado à largura do recuo comporta dois ônibus lado a lado sem a necessidade de que o coletivo que por ventura necessite ultrapassar outro ônibus parado tenha de invadir a faixa de rolamento dos demais veículos.

(Com informações de Marcelo Machado)