Esportes

Às vésperas dos Jogos, governo demite chefe do cerimonial do Itamaraty

201606011519428557.jpgBRASÍLIA ? Em cima da abertura da Olimpíada, o governo interino afastou do cargo de chefia do cerimonial do Ministério das Relações Exteriores o embaixador Fernando Igreja ? responsável pela organização da recepção de chefes de Estado. Igreja foi demitido ontem, assim que chegaram ao Planalto informações de que ele estava difamando o evento para a imprensa nacional e internacional ? o que causou enorme irritação ao presidente Michel Temer. A vaga será ocupada interinamente pelo diplomata João Mendes, que integra a comissão de preparação dos Jogos Olímpicos no Rio.

Segundo uma alta fonte do governo, o embaixador, que estava no cargo há mais de três anos, era ligado à presidente afastada, Dilma Rousseff, e fazia questão de manifestar publicamente sua posição. Na página do Facebook, ele reproduziu publicação de sites defensores da presidente, contestando a legalidade do processo do impeachment. Na postagem, Igreja citou resultado da perícia do Senado, dizendo que ?Dilma não pedalou? e postou uma indagação sua: ?E agora??

A fama do embaixador era de ?engajado? ao PT e ?inepto?, nas palavras de uma fonte credenciada do Planalto. Ele foi informado da demissão pelo embaixador Júlio Bitelli, chefe de gabinete do ministro do Itamaraty, José Serra. O ministro estava em missão fora do país.

Procurada, a assessoria do Itamaraty informou que a demissão ocorreu a pedido e por motivos pessoais. Igreja não foi localizado. Ainda não se sabe sobre o destino do embaixador, mas, de acordo com interlocutores, ele pode ser transferido para Cuba.

Segundo um integrante do governo, o afastamento do embaixador não vai prejudicar a organização do evento porque já há uma equipe trabalhando nos preparativos da Olimpíada. Portanto, não haverá descontinuidade, disse a fonte.

Nesta semana, houve um movimento de limpa na Esplanada com a exoneração de ocupantes de cargos de comissão nos Ministérios, claramente identificados com a gestão do PT.