Esportes

Às vésperas do Sul-Americano, Israel é vice-campeão mundial

A medalha de prata na França foi a terceira do cascavelense em mundiais

Cascavel – Figura constante nas competições de atletismo master, o atleta cascavelense Israel Ferreira de Melo é o segundo homem mais rápido do mundo na faixa etária de 55 a 59 anos na distância de 400 metros. Ele conquistou a medalha de prata do World Master Athletic Championship, o Mundial da modalidade, que este ano foi realizado em Lyon, na França, de 4 a 16 deste mês.

O período que antecedeu a competição coincidiu com os 15 dias seguidos de chuva em Cascavel, o que acabou prejudicando a preparação do atleta. Mesmo assim, o engenheiro, que compete com o apoio da Aeac (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), se destacou em Lyon ao completar a distância em 55s04.

“Eu sabia que teria de correr na casa dos 55s40 para ganhar o ouro, que acabou ficando na França mesmo”, explica Israel, que antes da prova final correu a qualificatória em 56s98 e a semifinal em 55s48 – há cerca de dois meses, ele havia faturado o ouro no Troféu Brasil com 54s90.

A medalha de prata na França foi a terceira do cascavelense em mundiais, repetindo os feitos alcançados na Espanha e na Itália, em 2005 e 2007, respectivamente. Israel também ostenta outras duas medalhas de ouro na competição, nas edições de 2014 (indoor, na Hungria) e de 2009 (na Finlândia). Assim, o Mundial de 1999, na Inglaterra, segue sendo o único no qual ele voltou para casa sem subir ao pódio.

Sul-Americano

Com a conquista na França ainda recente, Israel treina agora para seu último compromisso na temporada 2015: o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master, que será realizado de 7 a 15 de novembro na cidade de Porto Alegre (RS).