Cotidiano

As experiências ampliadas do Novas Frequências

XiuXiu_phDanBleckley_DSC_6667_resize.jpgRIO – Identificado por muitos como um festival de sons eletrônicos, o Novas Frequências chega neste sábado à sua sexta edição (que vai até a quinta-feira) com uma programação que expande ainda mais os seus conceitos de música exploratória. A principal atração do NF 2016, que se apresenta hoje à noite em uma ocupação do Galpão Gamboa prevista para durar 16 horas, é o grupo americano Xiu Xiu. Formado pelo cantor e guitarrista Jamie Stewart com a tecladista Angela Seo e a percussionista Shayna Dunkelman, o trio desafia classificações. É eletrônico em alguns momentos e acústico em outros. Agressivo, barulhento, mas com passagens bem calmas. Impenetrável numa dada canção e pop logo na seguinte.

? Angela, Shayna e eu temos vidas complicadas e frequentemente confusas. Acho que é por isso que somos atraídos para muitas direções sonoras diferentes ? explica Jamie, em entrevista por e-mail. ? Mas a unidade da nossa música provavelmente está na intensidade. Ela é intensamente acústica. Intensamente eletrônica, agressiva e calma.

? O festival não se interessa tanto por gêneros musicais, mas por abordagens artísticas. E o Xiu Xiu é parte de uma cena que usa a guitarra de formas distintas ? diz Chico Dub, curador e diretor artístico do festival, que traz 44 atrações de 13 países para o Rio (no Galpão Gamboa, Oi Futuro Ipanema, Audio Rebel e Fosfobox).

Xiu Xiu – Bitter Melon [OFFICIAL MUSIC VIDEO]Com 12 álbuns em uma carreira que começou em 2002, o Xiu Xiu navega pelo pós-punk e synth-pop britânico, noise, house, techno, folk, rock dos anos 1950, música percussiva asiática e o erudito contemporâneo. Mas sua inspiração está bem além da música. Seu nome, por exemplo, foi tirado de um triste filme chinês de 1998, dirigido pela atriz Joan Chen. E este ano, eles lançaram o álbum ?Plays the music of Twin Peaks?, em que recriam a trilha sonora da mítica série de TV criada por David Lynch.

? Desde que começamos o Xiu Xiu, os filmes e as suas trilhas sonoras têm sido uma das principais influências para nós ? comenta Jamie Stewart. ? David Lynch, obviamente, mas também composições de Toru Takemitsu (que fez trilhas para filmes de Akira Kurosawa e outros diretores), filmes de arte japoneses dos anos 1960 e 70, filmes taiwaneses dos 90, Fassbinder, Pedro Costa, Mahamat-Saleh Haroun, Claudia Llosa, Aki Kaurismaki, John Cassavetes, Werner Herzog e Chantal Akerman.

Xiu Xiu – Plays The Music of Twin Peaks [FULL ALBUM STREAM]Tom Zé é o nome que Jamie cita como seu maior interesse na música brasileira.

? Ele é muito importante para nós. O seu uso da melodia e dos sons industriais e da rua, seu pathos e seu humor sempre nos revigoram. E também gostamos do sambra tradicional e cru ? diz o músico, que vive em Los Angeles, mas não se sente exatamente como uma parte da multifacetada cena musical da cidade. ? Mas Los Angeles em si é profundamente inspiradora para nós. Ela é socialmente diversificada, quase todos os tipos de pessoas do mundo vivem aqui, a comida é incrível, os museus são incríveis, estamos sempre perto da praia e do deserto, e cada bairro é bizarro, maravilhoso e horrível na sua própria maneira. Não é uma cidade para os fracos de coração.

Xiu Xiu – Wondering [OFFICIAL AUDIO]Jamie chega ao Brasil com Angela Seo para mostrar músicas de todos os seus discos, num espetáculo ?mais íntimo, com mais foco e menos violência e volume?. No começo do ano que vem, o Xiu Xiu lança mais um álbum, ?FORGET?, que o músico descreve como ?um mergulho na loucura, no subconsciente, na incerteza, na hilaridade alimentada por drogas, na violência religiosa e na experimentação intelectual.?

? Mas a música do disco, de alguma forma acabou sendo bastante pop e melódica. Desta vez, gastamos mais tempo na elaboração dos sons. E chamamos convidados que são muito especiais para nós: Greg Saunier (do Deerhoof), Kristof Hahn (do Swans), o genial artista e drag Vaginal Davis, Father Murphy, Enyce Smith e o pai de ruído minimal e propulsão Charlemagne Palestine ? diz. ? Acho que isso tudo nos levou a melhores composições e a um mergulho do penhasco para mais longe.

Em ?FORGET?, prossegue Jamie Stewart, a forma de composição do Xiu Xiu também foi radicalmente mudada.

? Antes, as nossas músicas eram narrativas pessoais diretas, biográficas ou autobiográficas. Agora, as letras vieram de um lugar menos direto, elas ainda são pessoais, mas são talvez mais subconscientes ou oriundas de mundos de sonho mentalmente doentes, de emoções indescritíveis. Mas não importa. O que esperamos é que as pessoas tenham suas próprias ideias (sobre as músicas do Xiu Xiu) ? discorre ele, que costuma compor a partir de sons de violão ou de bateria eletrônica. ? Tentamos sempre não subverter a musa e ouvir o que ela está tentando nos dizer.

Jamie Stewart é um dos vários americanos assustados com a eleição de Donald Trump para a presidência.

? Tudo poderá muito bem se transformar em uma guerra civil ou em um regime fascista. Ou, então, seu governo será tão estúpido e egoísta que ele poderá sofrer um processo de impeachment em seis meses. Todo mundo que eu conheço sente náuseas ou está zangado, revoltado e chocado. Tenho pouca esperança para os próximos anos ? ataca ele, ressaltando que o Xiu Xiu ?sempre foi político?. ? Questões de raça, saúde, gênero, sexualidade, guerra, meio ambiente e tráfico de seres humanos são preocupações profundas e importantes para nós como um grupo.

Além do Xiu Xiu (que abre a programação musical do Galpão Gamboa sábado às 20h, em show com abertura do Cave Wave, de São Paulo), Chico Dub chama a atenção para o grupo paulistano Rakta, da nova cena brasileira da guitarra, que se apresenta domingo, a partir das 18h, no Galpão. Diretora de produção e produtora executiva do Novas Frequências, Tathiana Lopes, por sua vez, destaca a festa que acontece hoje, no Galpão Gamboa, reunindo o mexicano Fausto Bahia e a americana Elysia Crampton, expoentes da nova cena latina da música eletrônica de vanguarda.