Cotidiano

Árvore espatodea terá plantio proibido em Cascavel e poda autorizada

A árvore produz um néctar altamente tóxico

Árvore espatodea terá plantio proibido em Cascavel e poda autorizada

A árvore da espécie spathodea campanulata, também conhecida como espatodea ou bisnagueira, bastante comum em nossa cidade, terá seu plantio proibido e sua poda autorizada. Como demonstrado pelo vereador Celso Dal Molin (PL), a árvore produz um néctar altamente tóxico, capaz de matar abelhas e beija-flores, bem como outras espécies de insetos e pássaros, principalmente as abelhas nativas sem ferrão (melíponas) que buscam seu néctar. Ao abrir suas flores é possível encontrar abelhas mortas, sendo que os pássaros costumam morrer também instantaneamente ou em curto período de tempo.

A medida foi autorizada pelo Projeto de Lei nº 40 de 2021, que altera a Lei nº 6.482 de 2015 (Plano Municipal de Arborização Urbana), e apresentada pelo vereador Celso Dal Molin. Com a aprovação do projeto na sessão desta segunda-feira (10), a lei deve entrar em vigor assim que for publicada no Diário Oficial.

De porte grande, galhos volumosos, folhas bem verdes e flores alaranjadas exuberantes, a espatodea não é nativa do Brasil. Foi muito utilizada em calçadas, praças e parques. “Apesar da beleza, ela é extremamente prejudicial ao meio ambiente local e por isso a população precisa ser informada e o plantio desta árvore controlada”, explica Celso Dal Molin.