Cotidiano

Artistas iranianos são intimados a se entregar à Justiça de Teerã

unnamed.jpgSÃO PAULO – Uma ordem de prisão emitida na sexta-feira por autoridades iranianas exige que os irmãos Mehdi e Hossein Rajabian, de 26 e 31 anos, e o amigo deles Yousef Emadi, de 35 anos, se entreguem até esta terça-feira para iniciar as sentenças de três anos a que foram condenados. As intimações mandam que se apresentem à Promotoria de Teerã para serem encaminhados à prisão de Evin, na capital iraniana.

Em fevereiro, após recurso, os três artistas foram sentenciados a três anos de prisão, três anos de liberdade condicional e multa de US$ 6,6 mil. A sentença original, de maio do ano passado, condenava-os a seis anos de prisão e US$ 66,5 mil de multa. Eles foram considerados culpados por “insultar santidades islâmicas”, “espalhar propaganda contra o sistema” e “atividades audiosvisuais ilegais” em um julgamento que, segundo ativistas da Anistia Internacional, disseram ter durado três minutos.

Eles foram condenados a sentenças longas sem ter acesso a advogados enquanto estavam sendo interrogados, nem durante o curso de seu julgamento.

Os irmãos Rajabian e Emadi dividiam um escritório na cidade de Sari, no norte do Irã, antes de sua primeira prisão, em outubro de 2013, quando foram detidos em um local desconhecido por 18 dias, antes de serem levados a confinamento solitário e submetidos a rigorosos interrogatórios por dois meses.

Mehdi Rajabian é o fundador do site iraniano Barg Music, que distribuia música não licenciada, incluindo muitas cujas letras e mensagens são consideradas ofensivas para as autoridades iranianas ou a religião do país. Acredita-se que a prisão de Hossein esteja conectada com seu filme “Inverted triangle”, que tinha como tema a questão do direito das mulheres a se divorciar no país.

Segundo a Anistia Internacional, os três foram submetidos a espancamentos e choques elétricos para fazer confissões forçadas contra eles mesmos em câmera enquanto estavam presos. Essas confissões foram usadas, então, como base de sua condenação em tribunal, um padrão muito conhecido usado contra prisioneiros de consciência no Irã.