Cotidiano

Artista francês JR faz pirâmide do Louvre ?desaparecer?

RIO ? O artista e fotógrafo francês JR fez a famosa pirâmide do Louvre desaparecer graças a uma ilusão de ótica. Ele cobriu um dos lados da giantesca pirâmide de vidro com uma fotografia em preto e branco mostrando o prédio atrás do monumento, criando a ilusão de invisibilidade.

Turistas se acotovelavam nesta quarta-feira para tirar selfies em frente a instalação. A pirâmida do Louvre foi criada pelo arquiteto sino-americano I.M. Pei em 1989. Na época, a intervenção em frente ao prédio clássico do museu recebeu muitas críticas, mas hoje já se tornou parte do cenário.

Entre os projetos de JR, está a série de fotografias de mulheres em casas de favelas no Brasil. No projeto atual, ele pretendia criticar o fenômeno dos turistas tirando selfies em frente ao Louvre sem realmente perceber a arquitetura do lugar.

?Eu via as pessoas tirando fotos no museu com seus paus de selfie, virando as costas para a pirâmide e isos me chocava?, disse ele ao Art Newspaper. Ele então identificou o ponto onde os turistas mais tiravam selfies. ?Nesse ponto, temos a impressão de que a pirâmide foi completamente apagada. O que busco é a interação com as pessoas.?