Cotidiano

Artista cria purificador de ar que transforma poluição em joias

2037-6291-image.jpeg

RIO ? O artista holandês Daan Roosegaarde apostou na sustentabilidade para criar a sua última obra de arte. Trata-se do maior purificador de ar já construído, que captura partículas de poluição e as transforma em pequenos cubos, com 5 milímetros de lado, que podem ser usados em anéis, cordões e brincos.

O projeto Smog Free foi construído pelo estúdio de Roosegaarde, em parceria com o Ministério de Proteção ao Meio Ambiente da China. A torre chega a Pequim em setembro, e seguirá em exposição por outras quatro grandes capitais do país.

Roosegaarde esteve em Pequim pela primeira vez há dois anos e, do 32º andar do hotel onde estava, não conseguia enxergar a cidade por causa da poluição. Foi dessa desagradável experiência que surgiu a ideia de criar uma obra que chamasse a atenção da população para o problema.

2042-6296-image.jpeg

? A cidade estava totalmente coberta pela poluição ? disse Roosegaarde, ao ?China Daily?. ? Eu vou trazer o projeto para a China, já que Pequim foi onde eu tive a inspiração.

A torre de 7 metros de altura é capaz de capturar partículas com menos de 2,5 mícrons, e tem capacidade para limpar 30 mil metros cúbicos de ar por hora, com apenas 1.400 watts, o mesmo que uma chaleira elétrica.

? Ela teve boa performance reduzindo os poluentes em 75% a 80% na área ao redor ? disse Roosegaarde.

Após a passagem pela China, a exposição deve seguir para outros países. Índia e México estão entre os destinos possíveis. Roosegaarde conta ter recebido pedidos de diversas partes do mundo, mas alerta que não se trata de uma solução milagrosa para melhorar a qualidade do ar.

? Mas eu acredito que a criação de locais onde as pessoas possam experimentar, sentir a diferença, cheirar a diferença, é um motivador poderoso ? disse o artista, à CNN. ? Eu tenho a esperança que a obra que fiz seja parte de uma mudança de consciência.

2043-6275-image.jpeg

As joias são criadas com a compressão das partículas de poluição, da mesma forma que os diamantes são produzidos ao longo de milhões de anos. Durante os testes em Roterdã, foram criados 1 mil cubos, mas todos já foram vendidos e o artista não é capaz de criar mais por um problema: a poluição ao redor da instalação acabou:

? Mas estou certo que em Pequim nós vamos conseguir mais ? disse Roosegaarde.