Educação

Arte e cultura na expansão do conhecimento

Atividades integraram disciplinas trazendo áreas de conhecimento que às vezes são tratadas de forma isolada, para próximo dos alunos

Durante o ano de 2017 diversos projetos e atividades diferenciadas foram desenvolvidos no Colégio Santa Maria. Tanto em sala de aula como fora dela, seja em língua portuguesa ou estrangeira, as crianças e adolescentes tiveram oportunidades de participar e expandir seu conhecimento, na teoria e na prática. Uma das formas de aprender mais e se utilizando da integração entre áreas e disciplinas é a inserção da arte como ferramenta.

Pensando nisso, as professoras Janaina e Claudia desenvolveram durante o ano o projeto "Rainbow Project", com as turmas do Nível 4 e 5. Quando uma criança estuda inglês, ela estimula as suas funções cognitivas, o que, consequentemente, facilita o aprendizado de outras disciplinas. O aprendizado da língua inglesa traz inúmeros benefícios para todas as faixas etárias. Por isso, o objetivo do estudo dessa disciplina no Colégio Santa Maria, nesta etapa da vida escolar, é trabalhado de forma lúdica e prazerosa, visando despertar no aluno o interesse e a oralidade, para que o aprendizado ocorra de maneira natural e significativa. Como culminância do projeto, os alunos realizaram a exposição dos trabalhos desenvolvidos, nos dias 04 e 05/12. Os pais e familiares foram convidados a prestigiarem a exposição.

Também a partir de uma exposição de arte, foi possível conhecer mais. Após estudarem sobre a artista Tarsila do Amaral, os alunos do 2º ano C, da professora Lariana, reproduziram uma de suas obras, “Abaporu”, e também realizaram a produção do “Retrato do Meu Amigo”, presenteando seu colega, assim como Tarsila fez com seus amigos.

Os alunos convidaram seus familiares para prestigiarem suas reproduções.

Essas duas atividades foram apenas uma pequena amostra do que é possível fazer de maneira diferenciada, trazendo áreas de conhecimento que às vezes são tratadas de forma isolada, para próximo dos alunos.

Brincadeira

Com o objetivo de aprender regras e desenvolver habilidades, os alunos do Nível 4B, da professora Silvana, resgataram a brincadeira do "ovo choco". Foi divertido e animado.