Cotidiano

Arquivo de gravações de Prince é comprado pela Universal

64362632_FILE - In this Feb 4 2007 file photo Prince performs during the halftime show at the Su.jpgRIO – A Universal anunciou nesta sexta-feira um acordo com o espólio do cantor Prince, falecido em abril do ano passado, que lhe dará direitos de licenciamento exclusivo para o trabalho do artista. A maior gravadora do mundo terá agora o direito de lançar grande parte do arquivo particular de Prince, e também adquiriu os direitos dos 25 álbuns que ele lançou através do selo por ele fundado, a NPG Records.

O valor do negócio não foi divulgado, mas informes no ano passado davam conta que a música inédita estava à venda por US $ 35 milhões. Em comunicado, a Universal disse que chegou a um acordo por vários anos com os herdeiros de Prince Rogers Nelson e a NPG Records.

A notícia chega no momento em que os discos clássicos de Prince para a gravadora Warner enfim chegam aos serviçoes de streaming. No domingo, álbuns clássicos como “Purple rain”, “1999”, “Sign o’ the times” e “Dirty mind” ficam disponíveis para audição dos assinantes. O material coberto pelo novo contrato da Universal não deve fazer parte desse lançamento.

Sir Lucian Grange, presidente e CEO do Universal Music Group, afirmou: “Prince foi um dos maiores talentos musicais de todos os tempos, um gênio incomparável como intérprete, cantor e compositor. É uma grande honra ter sido escolhido como a casa para a edição e comercialização de seu incrível conjunto de gravações. A UMG está empenhada em honrar o legado e a visão de Prince, criando produtos e experiências de alta qualidade.”

A vice-presidente executiva da Universal, Michele Anthony, acrescentou que era uma honra “pessoal e profissional ter recebido acesso a essas estimadas gravações, incluindo seu muito comentado cofre de músicas inéditas, e se associar a seus herdeiros para preservar e expandir o legado de Prince”.

A editora da Universal se tornou administradora do catálogo de composições de Prince em novembro. E chegou a um acordo de merchandising com seu espólio em janeiro de 2017.