Cotidiano

Arqueólogos encontram espada e ponta de lança de 3 mil anos na Escócia

Espada.jpg

RIO – Arqueólogos trabalhando num local que receberá dois campos de futebol, na cidade de Carnoustie, na Escócia, encontraram um verdadeiro tesouro da Idade do Bronze. Entre outros artefatos, foram encontradas uma ponte de lança decorada com ouro e uma espada de bronze forjada há cerca de 3 mil anos.

Contratados pelo governo local, os pesquisadores da empresa Guard Archaelogy trabalhavam na área antes do início da obra, para saber se os campos esportivos não seriam criados sobre relíquias históricas. Os artefatos achados, datados de cerca de 1000 a.C., encantaram a equipe, disse à emissora FOX News o arqueólogo Alan Hunter, que chefiou a escavação:

“É muito incomum recuperar tais artefatos em uma escavação arqueológica moderna, que pode revelar muito sobre o contexto de seu enterro”.

A espada e a ponta de lança foram descobertas num fosso perto de um assentamento da Idade do Bronze, o período histórico iniciado no Oriente Médio, por volta de 3300 anos atrás, quando a civilização começou a desenvolver a liga metálica, resultante da mistura de cobre com estanho. O assentamento inclui 12 casas circulares dessa época. Também foram achados um pomo de chumbo, um suporte de bainha de bronze e um pino de bronze, entre outros artefatos.

Espada2.jpg