Esportes

Arnaldo Cesar Coelho: vídeo interferiu no resultado de Nacional x Kashima

O comentarista de arbitragem da TV Globo, Arnaldo Cesar Coelho, fez duras críticas à utilização do recurso de vídeo para auxiliar a arbitragem na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão. Para ele, o árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) induziu o juiz húngaro Viktor Kassai a erro no lance do pênalti marcado a favor do Kashima, que resultou no primeiro gol do time japonês na vitória por 3 a 0 sobre o Atlético Nacional de Medellín, em Osaka, nesta quarta-feira.

Arnaldo considerou uma “irresponsabilidade da Fifa” começar logo no Mundial de Clubes a aplicação do novo recurso. Segundo o ex-árbitro, o que aconteceu no jogo desta quarta foi “uma lambança”. Ele defendeu que o uso de vídeo continue no futebol, mas que seja aprimorado e mais bem aplicada.

A crítica principal de Arnaldo se deve ao impedimento do jogador japonês que foi derrubado na área, no lance que resultou na marcação do pênalti. Daigo, do Kashima, estava impedido, o que já é uma infração, e o japonês ainda atrapalhou, em posição irregular, o adversário de chegar na bola, o que configura outra infração, explicou Arnaldo. O adversário em questão era o colombiano Mosquera, que acabou derrubando Daigo. Antes do pênalti, portanto, houve o impedimento e, por isso, a penalidade máxima não poderia ter sido marcada.

– Houve posição de impedimento (de Daigo), depois impedimento, depois ele fez a falta e depois ocorreu o pênalti – descreveu Arnaldo, em participação por telefone no programa Redação Sportv.

O comentarista opinou:

– É uma boa ideia (o vídeo), mas é um brinquedo novo, que a Fifa aproveitou o natal para dar no Mundial de Clubes. Só que entregaram na mão de irresponsáveis, que interferiram na arbitragem e no resultado do jogo. É uma irresponsabilidade da Fifa que não pode se repetir – disse, criticando o fato de ter sido escolhida uma competição da importância do Mundial para a nova regra começar a ser aplicada. – A Fifa hoje provocou uma lambança, foi uma brincadeira de mau gosto e um “presente” de natal para os colombianos e os brasileiros – ironizou Arnaldo, referindo-se ao apoio dos torcedores no Brasil ao Atlético Nacional.

Segundo Arnaldo, o VAR levou o árbitro Kassai a errar.

– Induziram um árbitro da maior categoria, como o Kassai, a cometer um erro num lance capital – acusou. – É uma boa ideia, que tem que ser melhor aplicada – concluiu, sobre o uso do vídeo na arbitragem.