Variedades

Armazenamento na nuvem e LGPD: saiba mais!

É de extrema importância que as organizações que usam o armazenamento na nuvem entrem em conformidade com a LGPD. Acesse e saiba mais!

Armazenamento na nuvem e LGPD: saiba mais!

É de extrema importância que as organizações entrem em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o vigor dessa lei, além dos setores jurídicos de uma empresa, os setores de TI e o gerenciamento de armazenamento na nuvem, por exemplo, precisam estar atentos.

Os managed services dentro de uma companhia são ótimas soluções para garantir a flexibilidade na gestão de dados, redução de custos e outros inúmeros benefícios. Sendo assim, é imprescindível que essa tecnologia esteja em conformidade com a LGPD.

Diante disso, selecionamos o que você precisa saber sobre o armazenamento em nuvem e LGPD. Continue lendo e saiba mais!

O que é a LGPD?

A LGPD é uma versão nacional da General Data Protection Regulation (GDPR), lei europeia que tem como objetivo estabelecer transparência nas relações de negociação entre empresas e clientes, garantindo mais controle para os donos dos dados.

A segurança é um dos principais propósitos da LGPD, que afirma a importância da finalidade e necessidade do tratamento correto dos dados dos clientes, assim, cada companhia deverá apresentar de forma mais clara possível os motivos para a utilização dos dados pessoais de sua clientela.

Além disso, o consentimento do usuário também é de extrema importância, o cliente terá mais controle ao fornecer esses dados e terá o direito de decidir que a empresa não armazene mais suas informações, a vontade do mesmo deve ser cumprida na maioria dos casos.

Como já citado anteriormente, os serviços de armazenamento em nuvem são uma das principais preocupações para empresas que buscam entrar em conformidade com essa lei.

Armazenamento na nuvem e a LGPD

As soluções em nuvem são uma das principais preocupações dos empresários, que estão correndo contra o tempo para se adequar à nova lei, assim como a localização da data center migration que armazena os dados da empresa, considerando que uma das exigências na nova lei é que o armazenamento de dados seja feito exclusivamente em território nacional.

Confira algumas dicas para garantir que sua empresa entre em conformidade com a nova lei:

  • Mapeamento dos dados: a empresa deve gerenciar os dados com visibilidade e transparência, assegurando que esses dados estejam devidamente acessíveis;
  • Criptografia: uma ótima forma de estabelecer confidencialidade dos dados, garantindo com que só pessoas autorizadas tenham acesso;
  • Monitoramento: tem como objetivo garantir a segurança dos dados;
  • Controle dos backups: mais uma ótima prática para garantir a segurança.

Assim, é possível garantir com que os serviços de cloud computing que as companhias utilizam estão de acordo com a legislação.

Melhor ferramenta de armazenamento na nuvem

Por último, mas não menos importante, é fundamental escolher um provedor de serviços que tenha boas ferramentas para atender às regras de privacidade da legislação.

Confira nossas dicas para que você faça a escolha da melhor ferramenta de soluções de cloud computing:

  • Criptografia: opte por ferramentas que possuem um acesso criptografado;
  • Gerenciamento de risco: escolha ter a possibilidade de gerenciamento em tempo real;
  • Não armazene os dados de clientes em redes públicas.

Siga nossas dicas e faça a utilização correta da cloud optimization!

***Conteúdo publicitário