Cotidiano

Armas de sequestradores de avião da Líbia eram falsas

LIBYA-AIRPLANE_VALETA ? A granada usada pelos sequestradores para desviar um avião procedente da Líbia para Malta era falsa, anunciou a polícia nesta sexta-feira. O episódio terminou após horas de negociação, com a libertação dos 118 reféns e a rendição dos sequestradores.

De acordo o ministro das Relações Exteriores da Líbia, Taher Siala, os dois homens que sequestraram a aeronave são partidários do antigo regime de Muamar Kadafi e pediram asilo político na ilha mediterrânea.

O Airbus A320 da companhia aérea estatal Afriqiyah Airways estava voando de Sebha para Trípoli, na Líbia, com 111 passageiros e sete tripulantes, quando foi sequestrado e desviado para o arquipélago no Mediterrâneo. Malta fica a cerca de 500 quilômetros ao Norte da costa líbia.

Autoridades líbias dizem que os sequestradores têm entre 20 e 30 anos e pertencem ao grupo étnico Tebu, presente no Sul da Líbia, de onde o avião partiu.

Os primeiros a deixar o avião foram mulheres e crianças. Aos poucos, os reféns foram liberados. Os últimos a descerem foram membros da tripulação e os sequestradores, cerca de duas horas após o pouso. Os dois foram algemados diante das câmeras de TV.

A Líbia mergulhou em um clima de violência e impasse político, cinco anos após a queda de Kadafi. O ditador governou o país autoritariamente por mais de 40 anos.