Cotidiano

Argentina tem recursos para evitar "Efeito Trump"

64369927_Argentine President Mauricio Macri gestures during a news conference at the Casa Rosada.jpgBUENOS AIRES – O ministro das Finanças da Argentina, Luis Caputo, afirmou que o país tem recursos financeiros suficientes para evitar um possível “efeito Trump” durante 2017. Caputo disse que, após fechar acordo com seis bancos, emitiu títulos no mercado internacional num valor de US$ 13 bilhões.

– Com esses fundos estamos a salvo das incertezas do chamado Efeito Trump – disse Caputo.

mercosul_1101O ministro argentino também disse em uma entrevista ao jornal “Clarín” que “desde a vitória eleitoral de Trump o refinanciamento da dívida foi o maior desafio do governo”. O ministro lembrou ainda que “será um ano com maior volatilidade”. Destacou que o programa financeiro do goveno prevê a necessidade de financiamento de US$ 40 bilhões, mas apenas metade será em novas dívidas.

Apesar de a economia ainda estar em recessão, o governo vem prometendo crescimento. A inflação, que está perdendo força, fechou o ano de 2016 acima de 40% ao ano. O Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta crecimento de 2,7% em 2017 e de 2,8% em 2018.