Agronegócio

Argentina suspende exportação de carne bovina

Caso a situação persista, os exportadores de carne brasileiros podem ser beneficiados, ganhando terreno no mercado internacional

Argentina suspende exportação de carne bovina

Porto Alegre – O presidente argentino Alberto Fernández anunciou a suspensão das exportações de carne do país por 30 dias para conter a forte alta do produto no mercado doméstico – que acumula inflação de 65% no último ano.

Fernández afirmou que muitos exportadores para a China “distorcem os preços no mercado doméstico” ao praticar os valores internacionais em mercados locais.

A Mesa de Enlace, grupo de representação dos principais sindicatos rurais da Argentina, reagiu ao anúncio de Fernández, afirmando que nenhuma fazenda venderá o produto até o fim de maio.

A decisão pode ter reflexo no mercado brasileiro. Para Jorge Dietrich, coordenador do Master em Gestão e Marketing do Agronegócio da ESPM Porto Alegre, o cenário deve ser acompanhado com atenção: “Ainda é cedo para avaliarmos as dimensões do impasse e o mercado exportador brasileiro precisa acompanhar com atenção os desdobramentos políticos e econômicos das conversas. Caso essa situação persista, evidentemente teremos impactos mais amplos no mercado como um todo. A economia argentina enfrenta dificuldades e as partes envolvidas serão pressionadas para uma resolução rápida do problema”, afirma.

Caso a situação persista, os exportadores de carne brasileiros podem ser beneficiados, ganhando terreno no mercado internacional. “Uma mudança repentina no cenário de fornecimento para a China pode causar um efeito dominó e beneficiar os produtores brasileiros e uruguaios”.

Segundo ele, a importância do impasse se dá pelo peso da Argentina no mercado internacional de carne. Brasil, Argentina e Uruguai estão entre os maiores exportadores mundiais do produto.