Cotidiano

Argentina retira uma das pensões recebidas por Cristina Kirchner

BUENOS AIRES ? O Ministério do Desenvolvimento Social da Argentina emitiu na quinta-feira uma resolução em que intima a ex-presidente Cristina Kirchner a optar por apenas uma das duas pensões que recebe atualmente. E ela deverá ainda, segundo a decisão, devolver o montante total que lhe fora pago indevidamente.

Cristina recebe duas pensões atualmente, das quais uma é pelo falecimento do seu marido, o também ex-presidente Néstor Kirchner. Sem os descontos, ela recebe cerca de 330 mil pesos pelas duas pensões.

Caso a escolha não seja realizada pela presidente, o governo decidirá pela suspensão do benefício concedido mais recentemente. O argumento é que foi a última pensão que gerou a irregularidade, uma vez que a legislação prevê que não se pode receber estes dois benefícios.

A eleição do atual presidente argentino, Mauricio Macri, que assumiu a Presidência em dezembro de 2015, pôs fim a 12 anos de kirchnerismo na Argentina. A ex-presidente se vê envolvida em um escândalo por diversas acusações, incluindo corrupção, lavagem de dinheiro e associação ilícita