Cotidiano

Argentina pede ao Iraque extradição de ex-chanceler iraniano ligado atentado

BUENOS AIRES – Um juiz argentino reivindicou ao Iraque nesta quinta-feira a prisao com fins de extradição do ex-chanceler iraniano Ali akbar Velayati, um dos acusados por por atentado contra o centro judaico Associação Mútua Israelita Argentina (Amia) em 1994, informou o site oficial da Justiça do país latino-americano. No episódio, a explosão de uma bomba matou 85 pessoas e deixou outros 330 feridos.

Sobre Velayati recai uma ordem de prisão da Interpol desde 9 de novembro de 2006 como parte de um grupo de suspeitos de ter organizado o ataque, entre eles o ex-presidente do Irã, Ali Rafsanjani.

O magistrado Rodolfo Canicoba Corral emitiu a ordem de detenção ?com fins de extradição, por ter tomado conhecimento através de meios de imprensa internacionais que o requerido viajou ontem (quarta-feira) à cidade de Bagdá?, segundo portal oficial do Centro de Informação Judicial.

Argentina reivindica há dez anos as prisões do grupo, todos altos funcionários iranianos, mas não há ninguém detido no caso até então.

Por sua vez, Teerã recusou em reiteradas ocasiões ceder aos acusados para interrogá-los.

A Amia, cuja sede foi reconstruída em Buenos Aires, é o instituto cooperativo e comunitário mais improtante da colônia judaico-argentina, integrada por cerca de 300 mil membros.