Cotidiano

Areac recebe presidente da Lar

Presidente da Lar apresentou a estrutura da cooperativa e as metas a serem alcançadas para os próximos dez anos.

Cascavel – Dando sequência à proposta da Areac de trazer para a entidade líderes dos setores agronômicos do Paraná em um bate-papo, o convidado da vez na terça-feira foi o diretor-presidente da Cooperativa Agroindustrial Lar, Irineo da Costa Rodrigues. Nas ocasião, o presidente da Lar apresentou a estrutura da cooperativa e as metas a serem alcançadas para os próximos dez anos.

Antes das explanações de Irineo, o presidente em exercício da Areac, Antonio Donizeti Martins Papa, fez a entrega da carta-compromisso das demandas do setor agropecuário de Cascavel, aos candidatos a vereador de Cascavel, Aldino Gugu Bueno, Nei Haveroth e Luiz Amélio Burgareli. Ainda na ocasião, o gerente regional do Crea-PR de Cascavel, Geraldo Canci, fez a entrega da Agenda Parlamentar formulada pelas entidades de classe aos candidatos a vereador.

 

A LAR

O engenheiro agrônomo Irineo da Costa Rodrigues, que preside a Lar desde 1991, disse que a cooperativa conta atualmente com 10 mil associados e garante a geração de empregos de quase nove mil famílias. No seu quadro de profissionais, conta ainda com 80 engenheiros agrônomos e12 veterinários. “Esses profissionais são fundamentais para o processo de desenvolvimento e aumento dos níveis de produtividade e qualidade no campo”, pontuou.

A trajetória de Lar começou em uma área de cinco mil alqueires na cidade de Missal por um grupo de 55 agricultores em 1964, com a Comasil. Em 1973, passou a se chamar Cotrefal e a partir de 2001, assumiu o atual nome. A cooperativa está estabelecida no Paraguai desde 1996 e no Mato Grosso, iniciou os trabalhos em 2002.

No começo, o perfil era apenas agropecuário, passando a assumir o status de agroindustrialização em 1995. Hoje, a cooperativa Lar é a terceira maior do País e prevê alcançar um faturamento em 2024 de R$ 10 bilhões. A projeção neste ano é de R$ 5 bilhões. A meta é atingir um abate diário de 500 mil frangos até 2020.

Exportação

A Lar exporta para mais de 30 países, entre eles China, México, Chile, Rússia, entre outros. Conta com unidade de industrialização de soja em Céu Azul e de rações, nas cidades de Medianeira, Santa Helena, São Miguel e ainda uma Unidade de Produção de Leitões em Serranópolis do Iguaçu. O novo centro de eventos da Lar, será inaugurado no dia 20 de outubro, em Medianeira.

Irineo da Costa Rodrigues ainda citou a importância de garantir alimentos seguros e com qualidade para o consumidor. “A qualidade do grão vem a esse encontro para garantir aves com qualidade e sem risco de contrair doenças”.