Cotidiano

Areac recebe pesquisador do Iapar

Cascavel – O 6º Bate-Papo Agronômico, uma iniciativa da Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel), recebeu o coordenador geral do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), pesquisador Elir de Oliveira. O bate-papo também contou com a presença do pesquisador Ronaldo Hojo, especialista em plantio direto.

O Iapar foi criado em 1972 e desde então vem realizando pesquisas, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura e pecuária do Paraná.

A estação experimental de Santa Tereza do Oeste integra o polo regional de pesquisa da região Oeste, atua em várias vertentes, com ênfase nas pesquisas envolvendo o feijão e o projeto de integração de pecuária a lavoura. O Iapar assumiu uma área de 127 hectares localizada às margens da BR-163. A posição é estratégica. Por lá, passam diariamente 9,5 mil veículos, tornando-se uma vitrine tecnológica e de pesquisa. A unidade também recebe visitas internacionais, como a registrada recentemente, com a participação de visitantes vindos do Japão.

Do total da área, 65 hectares são dedicados à pesquisa. Antes de se transformar em estação experimental, pertencia à multinacional Syngenta, ocupada por sem-terra em outubro de 2007, quando em um confronto, ocorreram duas mortes (um sem-terra e um segurança). A área ficou abandonada por seis anos. No governo de Orlando Pessuti, o Iapar assumiu a responsabilidade de difundir as culturas na estação experimental. Além de ampla estrutura física, o Iapar de Santa Tereza conta com quatro pesquisadores, todos com doutorado e seis técnicos agrícolas. O Iapar conta com 19 estações experimentais em todo o Estado. Ao todo, são mais de quatro mil hectares dedicados à pesquisa.

A estação ainda tem o programa do feijão, com o desenvolvimento de cultivares de feijoeiro adaptados.