Cotidiano

Área com milho deve chegar aos 350 mil hectares na região

Preço pago pela saca do produto tem deixado os produtores otimistas

Cascavel – Já está totalmente plantada a área destinada ao milho safrinha nos 28 municípios do Núcleo Regional da Seab (Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento) de Cascavel.

A boa notícia é que os 310 mil hectares previstos inicialmente devem saltar, com certa facilidade, para bem próximo de 350 mil hectares, aumento de quase 30%. Isso porque o preço pago pela saca do produto tem deixado os produtores otimistas. Ontem a saca com 60 quilos era cotada a R$ 33,50.

Segundo a economista do Deral (Departamento de Economia Rural), Jovir Esser, quem vai perder área em detrimento ao milho será, mais uma vez, o trigo, o feijão e a aveia para cobertura.

“Como tivemos um atraso na colheita da soja e por conta da chuva, alguns produtores só encerraram o plantio do milho na semana passada, por isso ainda não temos um parecer definitivo sobre a área”, reforça.

Quanto à soja, a estimativa é para que mais de 99% das lavouras tenham sido colhidas. Nesta semana o Deral realiza reuniões nos municípios para o novo levantamento de produtividade e produção.

“É provável que vão baixar um pouco mais, que tenhamos uma pequena quebra. Hoje trabalhamos com a expectativa de 140 sacas por alqueire e uma produção, em mais de 560 mil hectares na regional, de 1,946 milhão de toneladas, mas isso certamente vai reduzir”, segue a economista.

O feijão também está praticamente todo plantado. A novidade para o ciclo é que ele vai ficar com uma área ínfima de oito mil hectares em toda a regional.