Cotidiano

Árbitro espanhol sofre ameaças de morte por ser gay

1024.jpg RIO- Um juíz de futebol espanhol está sofrendo ameaças de morte por ser assumidamente gay. Em sua página no twitter, Jesús Tomillero também denunciou os xingamentos que recebeu durante uma partida no último dia 10, na qual um dos torcedores gritou que ele deveria “retirar-se” por ser gay. gay

As ameaças têm chegado a Tomillero por meio de suas redes sociais e se acentuaram após a última partida. Em uma delas, um homem afirma que ele “Você tem pouco tempo de vida”. Em outra, um agressor adverte: “Se prepare para o que está por vir, bicha”. As ameaças continuam: “te assassinaremos”.

Em uma das ameaças, um agressor chegou a enviar uma foto de um homem morto e a seguinte frase: “O patrão está muito zangado, ele não gosta dos bichas em seus campos e te aconselha que você saia.”

Segundo o jornal espanhol “Marca”, com as ameaças, Tomillero decidiu procurar ajuda policial e compareceu à delegacia com seu companheiro. Segundo ele, as autoridades lhe garantiram proteção policial no entorno de sua casa.

Sonho no fim Nesta segunda-feira, em sua conta no Twitter, o árbitro publicou uma foto nos gramados e fez um desabafo:

“Um sonho que tenho desde os 10 anos e que pouco a pouco está se rompendo”

Tomillero já havia ficado alguns meses afastado dos gramados, logo após assumir sua orientação sexual. Na época, o estopim para seu afastamento foram as ofensas que recebeu após apitar um penalti em um jogo. Diante disso, o juíz foi chamado para apitar uma partida de conscientização contra a homofobia, e após receber apoio institucional decidiu voltar aos gramados. No entanto, a onda de ataques também recomeçou depois de assinalar outra penalidade em um jogo entre C.D La Salle e Atlético Zabal.

ata Na ata do jogo, o juíz denunciou as afrontas sofridas. Segundo ele, um dos torcedores gritou “Retire-se, bicha. Vá para o Big Brother, linda”. O árbitro pediu a polícia que o torcedor fosse retirado, ou não prosseguiria com a partida. Meia hora antes do fim do jogo, o agressor retornou e dirigiu mais ofensas ao árbitro.