Esportes

Árbitra da região pode apitar Copa do Mundo da França

Cascavel – A árbitra paranaense Edina Alves foi a única brasileira a participar do Workshop de Especialistas Técnicos da Fifa realizado semana passada em Doha, no Qatar. O objetivo do evento foi preparar árbitros do quadro da Fifa para a Copa do Mundo da Rússia este ano e a Copa do Mundo Feminina da França, em 2019.

Edina, que mora em Goioerê, integrou a equipe de arbitragem da Conmebol, que teve ainda representantes de Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina. Ela é pré-selecionada para atuar na Copa do Mundo Feminina.

De acordo com a árbitra goioerense, a Fifa é muito rigorosa com a preparação dos árbitros que irão atuar nos dois mundiais, daí a necessidade de realizar esses eventos. O Workshop consistiu em treinamentos teórico e prático, mesclando atividades físicas e de campo. “Foram 35 árbitras de várias partes do mundo que participaram do treinamento que foi muito importante porque todas nós somos pré-selecionadas para a Copa do Mundo de Futebol Feminino”, observou Edina.

A preferência da Fifa pela brasileira se deve ao ótimo retrospecto dela em competições da Conmebol. Ela também se destacou atuando nas principais competições da CBF como Copa do Brasil e Campeonatos Brasileiros das séries A e B, além do Campeonato Paranaense, entre outros.

 

Em alta na CBF

Além da técnica apurada no apito, a árbitra goioerense Edina Alves se destaca pelo excelente desempenho físico em campo. Ano passado ela apitou a final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino entre as equipes de Santos e Corinthians. Edina também quebrou um tabu de 11 anos por ter sido escalada para comandar uma partida do Campeonato Brasileiro da Série B, no masculino. Até então, a CBF escalava mulheres para atuar somente como árbitras auxiliares.

FUTEBOL AMADOR

A vida de Edina Alves está ligada ao futebol desde sua juventude, quando era convidada para apitar partidas de futebol e futsal na escola onde estudou o Ensino Médio. Incentivada por amigos, ela fez cursos de arbitragem e logo passou a integrar os quadros da FPF (Federação Paranaense de Futebol) e FPFS (Federação Paranaense de Futebol de Salão). Ascendeu rapidamente aos quadros da CBF e há dois anos ostenta o escudo da Fifa.

Mas hoje não é só o futebol profissional que toma conta da vida da árbitra. Em 2004 ela passou a trabalhar como diretora de árbitros da Liga de Futebol Amador de Goioerê, e em 2008 foi eleita presidente dessa mesma Liga de Futebol, cargo que ocupa até hoje.

Como presidente, ela revolucionou o esporte amador no interior do Paraná e há mais de 10 anos promove o melhor e maior campeonato amador do Estado. A entidade presidida por ela é a única Liga de Futebol do Paraná que premia as equipes vencedoras com dinheiro.