Cotidiano

Ar puro para todos

A contribuição das árvores vai muito além da sombra e beleza que proporcionam ao nosso redor e por isso a comemoração no dia de hoje é merecida a todas elas.

Para que as mudas de diferentes espécies e tamanhos possam chegar ao solo há bastante trabalho. Algumas delas precisam aguardar por até um ano para estarem aptas ao replantio.

 

No Viveiro Florestal do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) há cerca de 400 mil mudas nativas floríferas e frutíferas. Elas são produzidas, sobretudo, para atender produtores rurais.

“Fazemos a entrega para locais que são indicados para recuperação de mata ciliar. Em parceria com a Sanepar quando há ações de plantio próximo de rios também disponibilizamos as mudas”, explica o chefe do escritório regional do IAP em Cascavel, Helio Nethson.

Algumas espécies como a dos Ipês podem ser entregues à população desde que haja autorização do IAP, para que elas cresçam em locais adequados.

Os cuidados com as plantas não param. Orcelio Florêncio de Lima coordena o Viveiro Florestal e se orgulha com a produção diária da equipe.

“Precisamos manter a limpeza das mudas e rega-las três vezes ao dia. Até mesmo no fim de semana há uma equipe responsável por levar água às mudas”, comenta.

Algumas sementes são levadas ao solo até a planta geminar e depois são transformadas em mudas. Outras têm a possibilidade de se desenvolverem diretamente no recipiente das mudas.

“Depois do plantio elas levam cerca de três anos para se tornarem uma árvore média e garantir sombra”, cita o coordenador ao lembrar que no caso da Araucária, até que a árvore ganhe a forma conhecida, são necessários 20 anos.

Arborização urbana

A secretaria de Meio Ambiente de Cascavel também conta com espaço apropriado para a missão de arborizar a cidade. No viveiro municipal localizado no Parque Ambiental ao lado da Fundetec há diversas mudas que podem ser plantadas nas calçadas. “As espécies são diversas e muitas delas precisam de 2 a 3 anos para ficar aptas ao replantio”, esclarece a secretaria.

Mais de 1.600 mudas já foram espalhadas pela cidade neste ano e a meta da prefeitura é triplicar o número. “A Semab está fazendo a contagem qualitativa e quantitativa, e está com uma equipe fazendo plantios diariamente e elaborando licitação para plantio de 3.000 árvores para os próximos meses”.

Quem tiver interesse no plantio de árvores em frente à calçada de casa, basta entrar em contato pelo telefone 3223- 6635.

Novos plantios

O plantio de 140 espécies doadas pelo IAP será feito na área da Estação de Tratamento de Água Sanepar localizada junto da captação de água do Rio Cascavel por empregados da Sanepar e pelos integrantes do Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente) nesta quinta-feira. Nas captações de água dos rios Peroba e Saltinho, nos centros de reservação de água do Jardim Gramado, Jardim Esmeralda e no da Região Sul, funcionários vão plantar 20 mudas em cada unidade. Com o apoio da empresa Tec Press será feito o plantio de mais 140 mudas nas áreas de três estações de tratamento de esgoto da cidade: ETE Sul, ETE Norte e ETE Oeste e também estão programados plantios nas áreas do reservatório e do poço do distrito de São João do Oeste, em Cascavel.

Distribuição

Mais de 600 mudas nativas da região oeste serão distribuídas pela Areac (Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel) na manhã desta quinta-feira, no Calçadão da Avenida Brasil, esquina com a Padre Champagnat. A atividade faz parte das comemorações alusivas ao Dia da Árvore, lembrado nesta quinta-feira. As mudas foram doadas pelo IAP e Itaipu Binacional. A distribuição ocorrerá das 9h às 12h.