Cotidiano

Aquecimento das águas está matando Grande Barreira de Corais

RIO – Um desastre ambiental provocado pelo homem está em curso na Austrália. Mais de um terço da Grande Barreira de Corais está condenada nas partes central e norte do ecossistema. Trata-se do maior branqueamento já registrado no bioma, que é patrimônio mundial da Unesco.

A situação calamitosa foi divulgada nesta segunda-feira, por cientistas que analisaram dados de 84 recifes da Grande Barreira. Em média, 35% do coral está morta ou morrendo nos trechos central e norte, segundo as pesquisas do Centro de Pesquisas da Austrália para Recifes de Corais. Na parte Sul da barreira, 5% dos corais estão mortos.

As análises submersas sobre o ecossistema seguiram estudos áreos que verificaram que 93% da Grande Barreira estavam afetados por branquamento.

O fenômeno ocorre quando as águas ficam aquecidas por períodos prolongado. A temperatura estressa os corais, que expelem as algas coloridas responsáveis por dar energia aos recifes. Mas se as águas retornarem às temperaturas anteriores, os corais podem se recuperar. É o que os pesquisadores esperam que aconteça com a parte degradada no trecho Sul da barreira.