Cotidiano

'Aquarius' é indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Cesar, o 'Oscar francês'

RIO ? “Aquarius” acabou sendo preterido por “Pequeno segredo” na disputa para ser o representante do Brasil no Oscar. Ainda assim, o longa de Kleber Mendonça Filho, estrelado por Sônia Braga, segue em alta entre os críticos estrangeiros. Nesta quarta-feira, o longa foi anunciado como finalista na categoria de melhor filme estrangeiro no prêmio Cesar, considerado o “Oscar francês”.

O filme brasileiro terá concorrência pesada. “Manchester à beira-mar”, indicado a seis Oscar (incluindo o de melhor filme) está na disputa, assim como “Eu, Daniel Blake” e “Toni Erdmann” (representante alemão no Oscar de melhor filme estrangeiro). O romeno “Bacalaureat”, o belga “A garota sem nome” e o canadense “É apenas o fim do mundo” completam a categoria.

‘ELLE’ E ‘FRANTZ’ LIDERAM INDICAÇÕES

Um dia após Isabelle Huppert ser indicada ao Oscar de melhor atriz, o longa “Elle”, que acabou ignorado pela Academia na categoria de melhor filme estrangeiro, lidera as indicações ao . O drama de Paul Verhoeven divide os holofotes com “Frantz”, de François Ozon, ambos disputando 11 categorias. Logo atrás, aparece “Mistério na Costa Chanel”, de Bruno Dumont, com nove.

“Elle”, que estreou em Cannes, já foi premiado com o Globo de Ouro de melhor atriz para Isabelle ? uma grata surpresa, na opinião dos críticos. Ambientado na França, o longa é descrito como um poderoso thriller sobre a vingança de uma mulher estuprada, marcado pelo humor negro.

É a 16ª vez que Isabelle Huppert é indicada ao Cesar ? ela venceu em apenas uma oportunidade, em 1996, por “Mulheres diabólicas”, de Claude Chabrol.

Estrelado por Pierre Niney (de “Yves Saint Laurent”), “Frantz” conta a história de uma jovem alemã (Paula Beer) que viaja à França para enterrar seu noivo e conhece um misterioso francês (Niney) que esteve com seu amado no campo de batalha.

Além de “Elle” e “Frantz”, outros cinco longas disputam o prêmio de melhor filme no Cesar: “Divines”, “Agnus dei”, “Mistério na Costa Chanel”, “Mal de pierres” e “Victoria”.