Cotidiano

Aprovação de Bachelet cai a 24%

2011121499876.jpg

SANTIAGO – A popularidade de Michelle Bachelet caiu cinco pontos percentuais e chegou a 24%. É o pior resultado desde o final de 2015, quando a aprovação da presidente chegou ao mínimo histórico em meio a vários protestos e movimentações sociais. Segundo dados da pesquisa da Adimark divulgada nesta terça-feira, a rejeição ao governo atingiu os 72%.

O mês de maio começou com um protesto do pescadores da ilha Chiloé, impedidos de pescar devido à ?maré vermelha?, fenômeno provocado pela excessiva produção de algas responsáveis por toxinas que envenenam peixes, mamíferos e outras espécies marinhas. Em seguida, estudantes intensificaram as manifestações contra a lentidão na reforma da educação, uma promessa de campanha de Bachelet.

A presidente, que está em seu segundo mandato, tenta levar adiante uma série de mudanças nos sistemas educativo e tributário e na Constituição, herdados da ditadura de Augusto Pinochet. Entretanto, seu governo ficou abalado devido a escândalos de corrupção envolvendo seu filho mais velho e sua nora, Sebástian Dávalos e Natalia Campagnon, investigados por evasão de divisas e tráfico de influência na compra e venda de terrenos no sul do país.

Esses casos provocaram o colapso na avaliação do governo Bachelet, que encerrou 2015 com 24% de aprovação. A presidente encerrou o seu primeiro mandato (2006-2010) com 84% de aceitação e se elegeu em 2013 com 60% dos votos. A pesquisa da Adimark foi realizada com 1048 entrevistados entre os dias 5 e 27 de maio e tem uma margem de erro de 13 %.