Cotidiano

Aprovação da PEC vai gerar queda de juros estruturais, diz Meirelles

201606291156545220.jpg

BRASÍLIA – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem em Nova York que uma vez que a proposta de emenda constitucional (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos seja aprovada e colocada em prática, o juro estrutural da economia vai cair. Segundo ele, isso ajudaria o trabalho do Banco Central de reduzir a taxa básica de juros (Selic), que hoje está em 14,25%. O mercado aposta, no boletim Focus, em uma queda da taxa até o fim do ano, para 13,75%.

pec 2209

A íntegra da entrevista foi divulgada pela assessoria de imprensa do Ministério da Fazenda nesta quinta-feira com o objetivo de acalmar o mercado após uma entrevista concedida à agência Bloomberg em que o ministro afirmou ser ?altamente provável? a queda da Selic até dezembro.

? No momento em que a PEC seja aprovada e que as despesas públicas sejam limitadas ao crescimento real zero, baseado na inflação do ano anterior, isso deve diminuir o juro estrutural da economia. O que certamente ajuda o trabalho do Banco Central, como consequência. Agora, o que o Banco Central vai fazer com a Selic, isso é outra história. Isso é questão de sintonia fina de política monetária. Estou falando em juros estruturais da economia, que é um movimento de longo prazo ? disse.

Ele repetiu várias vezes que respeita e valoriza a autonomia do Banco Central na condução da taxa de juros. Segundo Meirelles, que já ocupou a presidência da autoridade monetária, não é papel do ministro da Fazenda opinar sobre esse assunto.

? Eu sempre disse que o ministro da Fazenda opinando sobre o que o Banco Central deveria ou poderia fazer é algo negativo, atrapalha o Banco Central porque a figura do ministro da Fazenda é muito forte. Então, eu não vou mudar de posição porque sou eu agora o ministro. Então, eu continuo coerente com a ideia de que o Banco Central tem que agir de forma autônoma.