Cotidiano

Apresentado projeto do Trevo Cataratas a deputados

O projeto para a construção do Trevo Cataratas, na BR-277, nos sentidos de Foz do Iguaçu e Curitiba, que também dá acesso aos municípios de Cascavel e Toledo, foi apresentado aos deputados estaduais que integram a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Oeste ontem, na Alep (Assembleia Legislativa do Paraná). Representantes da concessionária Ecocataratas explicaram que a obra será realizada em duas fases, num investimento total de R$ 85 milhões. Na primeira etapa seriam feitos apenas os viadutos, melhorando de imediato a trafegabilidade na região.

De acordo com o coordenador da frente, deputado José Carlos Schiavinato (PP), o objetivo da reunião foi permitir aos parlamentares o melhor conhecimento da execução do projeto, bem como a viabilidade financeira da execução. “O projeto está pronto e vai melhorar o tráfego na região. Estamos agora unindo as forças políticas, os deputados, para que a gente possa dar andamento nesta obra, que beneficia toda a região Oeste”, afirmou.

De acordo com o diretor-geral do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Nelson Leal Júnior, os custos da obra seriam pagos de duas maneiras; ou por meio do ajuste da tarifa do pedágio ou pela inclusão da obra no pacote de investimentos próprios do Estado, com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). “Os deputados podem agora promover a força política junto ao governo para que esta obra saia do papel. Temos cerca de R$ 1,5 bilhão para investimentos do BID. O ideal seria incluirmos esta obra no pacote de investimentos, sem o aumento da tarifa”.

Para o deputado André Bueno (PDT), esta obra é esperada na região há mais de 50 anos e agora, com o projeto definitivo apresentado à Assembleia Legislativa, ela se torna realidade. “Deixamos claro que esta obra não cabe em Cascavel se for para aumentar a tarifa do pedágio. Já pagamos um dos pedágios mais caros do mundo. Mas temos saídas. O governo está buscando um empréstimo do BID e hoje ouvimos do diretor-presidente do DER que esta obra caberia neste empréstimo”, disse o parlamentar.

Participaram da reunião ainda os deputados Adelino Ribeiro (PSL), Professor Lemos (PT), Marcio Pacheco (PPL) e Ademir Bier (PMDB).