Policial

Apreensões cresceram quatro vezes desde janeiro no Paraná

Foram confiscados 516,26 quilos de cocaína (cerca de seis quilos por dia), contra 115,15 quilos do período anterior

Curitiba – As apreensões de cocaína e ecstasy realizadas pelas polícias Civil e Militar do Paraná cresceram quatro vezes no primeiro trimestre de 2016 em comparação com o mesmo período de 2015, segundo relatório da Cape (Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico), da Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Foram confiscados 516,26 quilos de cocaína (cerca de seis quilos por dia), contra 115,15 quilos do período anterior. Em relação ao ecstasy, 19.391 comprimidos foram recolhidos pelos policiais, enquanto as apreensões de 2015 somaram 4.411 comprimidos.

O aumento nas apreensões de cocaína e ecstasy decorre de uma série de fatores, como o trabalho cada vez mais especializado da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) e a crescente troca de informações entre as polícias estaduais e federais, avaliou o secretário da Segurança, Wagner Mesquita.

Duas atuações específicas contribuíram para esse aumento expressivo. No caso na cocaína, foi realizada uma mega-apreensão em janeiro por agentes da Denarc. Um carregamento de mais de 442 quilos da droga foi apreendido pela PRF em um ônibus abordado na BR-277, em Céu Azul.

Já em fevereiro, policiais militares do 22º BPM perseguiram dois suspeitos em Pinhais e encontraram com eles 7,3 mil comprimidos de ecstasy, avaliados em R$ 375 mil. Em Curitiba, 6.519 comprimidos também saíram das ruas graças à ação policial.

A Denarc tem se desdobrado com a intenção de diminuir o tráfico de drogas em todas as cidades do Paraná. “É um trabalho árduo, de segunda a segunda, 30 dias por mês e vamos continuar nessa batalha fazendo nossa parte”, explicou o delegado Riad Farhat.