Cotidiano

Apple Music nega rumores de compra do Tidal, de Jay Z

247387908_5.jpg Links streamingRIO ? Desde junho, o mercado de música convive com os rumores de que a Apple estaria de olho em serviços de streaming para incorporá-los ao seu Apple Music, com foco especial no Tidal, de Jay Z. Mas, segundo um funcionário de alto escalão da empresa, não há qualquer plano para um investimento desse tipo.

“Nós realmente estamos correndo a nossa própria corrida”, afirmou Jimmy Iovine, diretor da Apple Music, em entrevista ao BuzzFeed News. “Não estamos atrás de nenhum outro serviço de streaming”.

O comentário surge como resposta a uma matéria do “Wall Street Journal“, publicada em junho. Nela, afirmava-se que a Apple estava em negociação com o Tidal, que concorre diretamente com o Apple Music pelo lançamento exclusivo de grandes nomes da música pop. Desde então, nenhum funcionário da Apple tinha comentado publicamente os rumores. Iovine não negou que discussões do tipo realmente existiram, mas afirmou que nenhuma negociação está em andamento.

A aquisição do Tidal seria interessante para a Apple se tornar mais competitiva em um mercado liderado pelo Spotify. Atualmente, de acordo com o último balanço das empresas, o Apple Music tem cerca de 17 milhões de assinantes pagantes, contra 40 milhões do Spotify. O Tidal aparece com 4,2 milhões de assinantes, mas contribuiria ainda para melhorar o relacionamento da Apple com algum dos maiores nomes da música pop. Beyoncé, Rihanna, Kanye West e Madonna, por exemplo, são sócios com números significativos de ações no Tidal e poderiam, assim, ter um incentivo maior para trabalhar com a empresa de Tim Cook. Em julho, Kanye West chegou a pedir para a Apple seguir com a negociação, dizendo que eles deveriam “dar a Jay seu cheque”.

Por enquanto, pelo menos, a Apple diz que vai passar.