Cotidiano

Apple lança iPhone 7, após semestres com queda de vendas

201609071505074555_RTS.jpg

SÃO FRANCISCO – O diretor executivo da Apple, Tim Cook, lançou nesta quarta-feira os iPhone 7 e 7 Plus, nova versão do smartphone da gigante tecnológica, em seu evento anual no qual apresenta novos produtos. A atualização do iPhone é bastante desejada ? por fãs e investidores ? já que, pela primeira vez desde que o primeiro modelo chegou ao mercado em 2007, as vendas da companhia caíram por dois trimestres consecutivos este ano.

Duas inovações chamam mais atenção no novo iPhone: o aparelho é resistente a água e poeira e ausência da entrada “jack” de 3,5 milímetros, que serve para conectar os fones de ouvido ao aparelho. Assim, o acessório será ligado ao smartphone através de conexão sem fio. A alteração busca melhorar a resistência do aparelho à água, proporcionar saída extra de áudio e deixar espaço para uma bateria maior ? uma das principais reclamações dos consumidores.

? É o melhor iPhone que já criamos ? afirmou Tim Cook aos presentes no evento de lançamento.

Entre outros aprimoramentos frente às versões anteriores, o iPhone 7 traz bateria e câmera de melhor rendimento, além de um processador e capacidade de armazenamento mais potentes. Já a câmera iPhone 7 Plus traz duas lentes, o que confere melhor qualidade à imagem, principalmente em fotos grande angular e close. Segundo analistas, o motivo de apenas a versão Plus trazer essa nova ferramenta é a limitação de materiais para esse novo tipo de câmera.

Ainda que a companhia americana controle 12% do mercado mundial de smartphones, frente a 22% da rival Samsung, segundo dados do segundo trimestre da consultoria IDC, o novo modelo do popular aparelho telefônico era muito aguardado pelos fãs, gerando especulações durante meses.

Tendo em vista o grande peso do iPhone nos resultados da Apple, o desempenho negativo afeta o volume dos negócios. No trimestre encerrado em 25 de junho, a receita gerada com o smartphone caiu 23%. Nos últimos 12 meses, as ações da companhia mais valiosa do mundo acumulam queda de 4,9%.

Segundo o jornal ?The Wall Street Journal?, analistas esperam que os novos aparelhos impulsionem as vendas da Apple. O UBS Group espera que a unidade de vendas de iPhone registre queda de 9% neste ano fiscal da companhia, que termina em 24 de setembro. Já no ano seguinte, a instituição espera crescimento de 5% nas vendas da divisão, a 222 milhões de unidades.

? Os novos iPhone não gerarão o mesmo nível de interesse entre os consumidores que os modelos anteriores. Ainda assim, a demanda inicial será sólida ? afirmou Karissa Chua, analista da Euromonitor à AFP.

A Samsung, por sua vez, parece resistir melhor, pois conseguiu aumentar suas vendas graças ao lançamento de dois novos modelos, os Galaxy S7 e S7 Edge. No entanto, a companhia pode sofrer no segundo semestre pelos casos de explosão das baterias de outro novo smartphone, o Galaxy Note 7, que precisou ter milhões de aparelhos recolhidos do mercado.

A Apple anunciou também que lançará o sistema operacional iOS 10 ? o maior lançamento do tipo, segundo Tim Cook, que pretende trazer novos design e layout aos produtos da companhia.

APPLE WATCH 2

O diretor operacional da Apple, Jeff Williams, afirmou que a companhia pretende continuar investindo nos relógios inteligentes ao anunciar a nova geração do Apple Watch. Apesar de um design parecido com a série anterior, o novo relógio traz características voltadas aparentemente para o público esportista. Com um processador 50% mais rápido, o Apple Watch é resistente à água a um limite máximo de profundidade de 50 metros e contém GPS interno ? feature para agradar corredores.

A nova versão custará US$ 369 e poderão ser encomendados pela internet a partir de 9 de setembro. O produto estará disponível nas lojas nos Estados Unidos a partir do dia 16. A Apple manterá a primeira geração do Apple Watch, com o mesmo processador da segunda, por preços a partir de US$ 269.

Entre novos investimentos da companhia, a Apple anunciou que o jogo-febre do momento, Pokémon Go, estará disponível para o Apple Watch. A Apple também anunciou que vai incluir, até as festas de fim de ano, os jogos da franquia Super Mario à AppStore, loja virtual de aplicativos da empresa.