Política

APP adia greve e mantém início do ano letivo

Curitiba – Em uma assembleia estadual realizada na manhã de ontem em Curitiba, a APP-Sindicato decidiu manter o estado de greve, estabeleceu um calendário de atos públicos e agendou uma nova assembleia para o dia 3 de março. Contudo, a greve que começaria mês que vem está suspensa e o ano letivo na rede estadual, previsto para começar dia 19 de fevereiro, está mantido.

Segundo Catia Castro, presidente da APP de Foz do Iguaçu, a ideia da assembleia do dia 3 de março é para avaliar o impacto do início do ano letivo, se as turmas fecharam, se haverá falta de professores ou demais servidores da Educação e como ficam as contratações dos temporários. Nesse dia, o tema greve volta à pauta.

Outra definição no encontro de ontem foi de que, se mantida a previsão do Congresso Nacional de votar a Reforma da Previdência ainda em fevereiro, e a partir da posição das centrais sindicais, a APP deve aderir à paralisação nacional pré-agendada para 19 de fevereiro, o que, neste caso, adiaria em um dia o início das aulas.

Dentre as reivindicações da APP com o governo do Estado está o congelamento do pagamento dos reajustes salariais, as novas regras para hora-atividade e a redução do salário dos PSS (Processo de Seleção Simplificada) a partir deste ano.