Cotidiano

Após visitar arcebispo, Pedro Paulo evita opinar sobre aborto em casos de zika

RIO ? Após visitar o arcebispo do Rio, cardeal Dom Orani Tempesta, o candidato do PMDB à Prefeitura, Pedro Paulo, não quis opinar, nesta terça-feira, sobre parecer da Procuradoria Geral da República favorável à liberação do aborto para mulheres infectadas pelo vírus zika. O documento foi entregue ao Supremo Tribunal Federal na semana passada.

? Vamos aguardar o Supremo decidir. Decisões da Justiça a gente respeita. Não tenho como prefeito me ? Decisão do Supremo eu vou cumprir como prefeito ?disse o peemedebista.

O vírus zika é associado à epidemia de microcefalia, uma malformação em que os bebês nascem com a cabeça menor que o normal. Na avaliação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, obrigar a mulher com a doença a seguir com a gravidez prejudica sua saúde psíquica e equivale a um ato de tortura. Segundo ele, as grávidas devem ter a opção de querer continuar ou não com a gestação nesses casos.

Texto divulgado pela arquidiocese do Rio recomenda a escolha de candidatos que ?defendam sempre a vida e sejam contra o aborto e as drogas?.

Pedro Paulo criticou ainda o candidato Marcelo Crivella (PRB) pelo uso, em uma inserção de TV, de imagem da reunião que teve com o arcebispo do Rio. A assessoria de imprensa da arquidiocese afirmou que autorizou o uso da imagem.

? Isso é deplorável, porque é uma tentativa do sobrinho do Edir Macedo (líder da Igreja Universal) de querer amenizar a má imagem que ele tem, e querer trazer o nosso cardeal, de forma desautorizada, a colocar a imagem dele. É um desrespeito um candidato se aproveitar dessa imagem para deixar subentendido pro eleitor que teria o apoio da Igreja Católica, ou teria o perdão por ter chutado santa ? afirmou o candidato do PMDB, referindo-se a episódio ocorrido em 1995, quando um pastor da Igreja Universal chutou uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida na TV.

Procurada, a campanha de Crivella não respondeu até o momento. O candidato do PRB lidera as pesquisas de intenção de voto. Em pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, Crivella tem 29% das intenções de voto e Pedro Paulo, 8%.