Cotidiano

Após Trump, petição que pede proteção a Acordo de Paris tem 800 mil assinaturas

peticao.jpg

RIO – Praticamente a cada segundo, a petição no site Avaaz ?Governantes: Protejam o Acordo de Paris? está recebendo assinaturas de países tão diferentes como Israel, Brasil e Rússia ? até agora, ela já recebeu mais de 820 mil delas. Com foto de Donald Trump, recém-eleito à presidência do país, a campanha alerta que em poucos meses o republicano pode ?entrar em guerra contra a ação climática?.

O temor tem um histórico: desde o início da campanha, Trump chamou o aquecimento global de ?farsa? e prometeu, em maio, ?cancelar? o acordo. Segundo a agência Reuters, fontes da equipe de transição informaram que o novo governo está procurando alternativas para acelerar a saída do país do tratado ? pelas regras do que foi referendado, o abandono por um país signatário leva quatro anos.

Segundo a campanha, há uma equipe do Avaaz na 22ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-22), em Marrakech, que termina nesta sexta-feira após duas semanas de encontros e reuniões. A ideia é que, se o abaixo-assinado online chegar a um milhão de assinaturas, a petição seja entregue a governantes no evento.

?Como cidadãos globais profundamente preocupados com os sinais de que Donald Trump quer retirar os EUA do Acordo Climático de Paris, pedimos que vocês avancem com os planos de reduzir as emissões de carbono, adotando energia 100% limpa, e de financiar os países mais vulneráveis, seja qual for a direção adotada pelo novo presidente americano?, diz a petição.

A COP-22 foi o primeiro passo efetivo para começar a se definir, na prática, a aplicação do Acordo de Paris, aprovado em 2015. Entre outros compromissos, o tratado estipula a meta, para até o fim do século, de manter a temperatura global a menos de 2ºC em relação a níveis pré-industriais.