Cotidiano

Após Trump, Governador Valadares vive tensão por emigrantes

US-VOTE-TRUMP-PROTEST-GOE30BRB0.1.jpg

RIO – A vitória de Donald Trump teve um gostinho amargo em Governador Valadares, Minas Gerais. O resultado surpreendeu e trouxe incertezas para moradores da cidade de 280 mil habitantes, na região do Vale do Rio Doce, que ficou conhecida no Brasil por uma explosão de emigrantes para os Estados Unidos na década de 1980, que continua até hoje. Na cidade, não é difícil encontrar alguém que já morou ou que tenha parentes em território norte-americano, e o discurso anti-imigração do republicano gerou medo de que ele possa dificultar a concessão de vistos e fechar o cerco para quem vive ilegalmente no país. Trump imigrantes

? Apesar de ele ter mostrado um discurso mais lúcido após a vitória, ainda há apreensão. Tenho amigos que moram lá legalmente e mesmo assim estão com medo ? diz Stefano Couri de Carvalho, gerente da agência Leste Turismo e representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) na região.

Társila Nunes, de 14 anos, vai a Nova York em dezembro e fez questão de garantir o seu visto antes do resultado das eleições. Ela conta que ficou triste pela vitória do republicano, mas afirma não saber se o que ele disse na campanha vai se traduzir em ações durante o mandato.

A mesma dúvida tem Tattyana Alvarenga, 40 anos, há quatro morando em Boca Raton, na Flórida ? estado onde o empresário venceu. Ela já tem o green card, cartão de residência permanente nos EUA, e, pelas regras atuais, poderá pedir a cidadania americana em 2017, quando completar cinco anos morando no país. Tattyana, no entanto, se preocupa com uma possível mudança nas leis:

? Muitos americanos já me disseram que não estão satisfeitos com a imigração. Tem gente que está aqui ilegalmente pensando em fazer as malas e ir embora com medo de retaliação.

Para a socióloga e professora da Universidade Vale do Rio Doce Sueli Siqueira, que estuda o processo de emigração de Valadares, havia uma torcida por Hillary Clinton na cidade porque seu discurso não era agressivo ao imigrante. Ela explica que a fama de Valadares de exportadora de brasileiros tem origem na década de 1940, quando o município recebeu muitos americanos após um acordo para a extração de mica. O movimento trouxe progresso ao local, e as gorjetas dadas em dólar criaram um imaginário de vida americana farta.

*Estagiário, sob supervisão de Cristina Fibe