Cotidiano

Após três horas, Belluzzo encerra depoimento pedindo queda na taxa de juros

BRASÍLIA – O economista Luiz Gonzaga Belluzzo defendeu na tarde desta sexta-feira no julgmento do impeachment de Dilma Rousseff a queda da taxa de juros, caso o governo consiga aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que cria um teto para os gastos públicos.

? A coisa do teto , depois de se aprovar a PEC, o BC tem que se decidir baixar a taxa de juros ou não vai acontecer nada ? disse Belluzzo.

Na fase final, a advogada Janaína da Conceição Paschoal pediu que se explicasse o que são as pedaladas fiscai e ele respondeu que o importante é o efeito fiscal das medidas.

? Precisamos olhar os efeitos no seu conjunto. Os aportes do governo no BNDES foram muito importantes, precisamos falar sobre os efeitos fiscais ? disse Belluzzo.

? Com todo o respeito, o senhor não respondeu ao que eu perguntei ? disse Janaína.

O depoimento de Belluzzo durou quase três horas. Apenas dois senadores que têm votado a favor do impeachment fizeram perguntas: Reguffe (sem partido-DF) e Cristovam Buarque (PPS-DF). Os demais questionamentos foram todos de aliados de Dilma. Mesmo assim, o economista fez muitas críticas à condução da política econômica da presidente afastada. Belluzzo afirmou que o ajuste fiscal feito em 2015 prejudicou a economia. As críticas geraram ironia de senadores pró-impeachment.

? Só para avisar que é uma testemunha de defesa. Esse seminário de economia com críticas à política econômica da Dilma é da defesa ? disse o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB).

O economista, porém, disse que as operações chamadas de pedaladas fiscais não podem ser caracterizada como empréstimos e que Dilma não cometeu crime de responsabilidade. Ele criticou a rigidez da Lei de Responsabilidade Fiscal.

? Deveríamos discutir a LRF, porque numa ocasião de crise é difícil manter esses critérios. Diria mais, até agrava a situação ? afirmou.

Na fase final do depoimento, o senador Magno Malta (PR-ES) conversava no fundo plenário afirmando que questionaria Belluzzo sobre sua gestão no Palmeiras. O economista ouviu e respondeu:

? O que tem o Palmeiras? O Palmeiras tem um estádio maravilhoso que eu fiz.

Malta disse que não estava lhe fazendo pergunta e veio à tribuna de imprensa para citar que Belluzzo foi suspenso do Conselho do Palmeiras justamente por problemas nas suas prestações de contas do período em que foi presidente do clube.