Cotidiano

Após três anos, a água de colônia 4711 volta a ser vendida no Brasil

gua_d_colônia_embalagem_comercializada_brasil_-_copie.jpgRIO ? A cidade de Colônia, na Alemanha, entrou para a história da perfumaria graças à uma água suave e fresca, composta de notas cítricas e florais: a água de colônia. Uma das mais famosas, a 4711 volta a operar no Brasil após três anos de ausência.

? Voltar ao maior mercado cosmético da América Latina, onde temos um público fiel, era uma missão. Estamos muito empolgados com esse reencontro ? comenta Marcel Katuin, diretor internacional de vendas da Maeurer & Wirtz, a empresa alemã que detém os direitos da Água de Colônia 4711.

A sede da perfumaria, no número 4 da Glockengasse, é como um passeio pela história da cidade, que foi arrasada na Segunda Guerra Mundial. Um museu no segundo andar do prédio guarda fotos, pôsters de propaganda e antigas embalagens do perfume. Vitrines colocadas no chão exibem frascos encontrados após a guerra, nas ruínas de casas bombardeadas ? provas de que a fragrância local fazia, de fato, parte da vida dos moradores. Criada em 1804 com fins terapêuticos ? os adeptos garantem que ela refresca e relaxa ?, a colônia 4711 traz do Brasil as notas cítricas em sua composição. Mas a ligação com o país está também em seu perfumista. Vincent Schaller é suíço, mas viveu em São Paulo por cinco anos e viajou todo o país pesquisando aromas.

? Os consumidores estão cansados de notas muito comerciais e têm procurado por perfumes mais naturais. Não por acaso, a Água de Colônia resiste desde 1792 ? comenta ele, para quem um movimento de retorno aos anos 70 tem feito os consumidores deixarem de lado as fragrâncias produzidas com muitas misturas e notas doces demais.

Vincent, que fala português, foi conquistado por uma flor brasileira e quer fazer um perfume com ela. Mas não dá mais detalhes, além do nome da escolhida.

? O cheiro do Brasil é o da dama da noite.

Segredos da perfumaria

Vincent Schaller, perfumista da Colônia 4711, ensina como escolher e usar um perfume.

Aposte na qualidade: uma fragrância fica mais ou menos tempo na pele por causa da qualidade dos ingredientes usados na sua confecção.

Experimente na pele: Gostou de um cheiro? Saiba que o grau de acidez de cada pele altera o cheiro da essência. Por isso, certas fragrâncias caem bem em algumas pessoas, mas não em outras.

Modo de usar: faça um esguicho, criando uma onda de spray no ar, e passe por ela. Outra sugestão é apenas borrife nos pulsos e orelha. ?Nunca esfregue o perfume. Isso altera as moléculas e muda o cheiro da essência,? diz Vicent.

Não esqueça o cabelo: por causa do PH neutro dos fios, o cabelo é a parte do corpo capaz de manter o perfume mais fiel à sua essência. Mas é preciso ter cuidado para não misturar com xampus já muito perfumados. Outra dica certa é colocar a fragrância na roupa.

* Ana Paula Cardoso viajou a convite da Maeurer & Wirtz