Economia

Após tombo recorde no 2º trimestre, Guedes diz que PIB pode crescer até 4,5% em 2021

A declaração foi dada durante audiência pública no Congresso

Após tombo recorde no 2º trimestre, Guedes diz que PIB pode crescer até 4,5% em 2021

Brasília – Após dizer que a queda de 9,7% registrada na economia brasileira no segundo trimestre é um “som distante” do pior momento da crise, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse ontem que o PIB (Produto Interno Bruto) pode crescer até 4,5% ano que vem.

A declaração foi dada durante audiência pública no Congresso. Segundo Guedes, o PIB pode fechar 2020 com queda de até 3,5% – projeção mais otimista que a oficial do governo, que hoje é de recuo de 4,7%. Para o ministro, é possível que a recuperação em 2021 seja na mesma proporção. “Se neste ano estamos caindo 3,5%, 4%, 4,5%, poderemos ser surpreendidos com um crescimento dessa mesma magnitude no ano que vem: poderemos estar crescendo 3%, 3,5%, 4%, 4,5%. Só depende do nosso ritmo de reformas”, afirmou o ministro.

A projeção de Guedes é mais otimista que a de analistas do mercado, que preveem crescimento de 3,5%, segundo o mais recente Boletim Focus, do Banco Central. A expectativa oficial do governo é de uma retomada de 3,2% em 2021.

Segundo o ministro, indicadores antecedentes acompanhados pelos técnicos da Economia mostram uma recuperação mais rápida do que o esperado, a chamada retomada e V. “A verdade é que está voltando e está voltando com dois dígitos [de crescimento]. Crédito está vindo com dois dígitos, consumo de energia elétrica está vindo com dois dígitos, notas fiscais eletrônicas estão vindo com dois dígitos. Está vindo tudo devagar, voltando”, afirmou Guedes.