Cotidiano

Após tiroteio, moradores de Munique oferecem casas como abrigo

201607221624460652_AFP.jpg MUNIQUE – Após o ataque no shopping Olympia, que deixou ao menos 6 mortos, as autoridades alemãs decretaram estado de emergência e orientaram as pessoas a não saírem de suas casas. Como forma de proteção, os moradores de Munique ofereceram suas casas como abrigo. Com a hashtag #Offentür (porta aberta), muitos anunciaram, via Twitter, seus endereços para que as pessoas nas redondezas pudessem se refugiar dos tiroteios.

?Se alguém em Böhmerwald Platz precisar de um lugar agora, pode me tuitar?, anunciou uma internauta que usou a hashtag.

Algumas pessoas relataram os momentos de terror quando o tiroteio começou. Cansu Muyan estava no shopping com a irmã e conversou com o jornal inglês ?The Guardian?.

? De repente, vi que todo mundo corria. Daí um vendedor nos falou que irmos embora o mais rapidamente possível, e começamos a correr ? contou Muyan.

Sam Pound, funcionário de um bar dos arredores do shopping, descreveu o pânico que o estrondo dos tiros causou.

? Nós buscamos informações nas atualizações do Twitter das autoridades alemãs, mas está difícil entender tudo o que está realmente acontecendo e o que não é real. Foi a cerca de 400 metros de onde estamos. E isso é muito preocupante. Como o bar é em um porão, nos sentimos mais seguros. Mas é só sair na rua que se ouve sirenes e o barulho de helicópteros ? relatou Pound.