Cotidiano

Após sete anos, a série LonelyGirl15 retorna com novo vídeo

RIO – Uma série de internet responsável pelo que é considerado o primeiro vídeo viral da grande rede publicou um material novo pela primeira vez desde 2009.

Quem já usava a internet em 2006 pode se lembrar do LonelyGirl15, canal do YouTube que surgiu em 16 de junho daquele ano. O primeiro video mostrava o que parecia ser uma adolescente falando de si própria, com tom de comovente ingenuidade. Meses mais tarde, porém, foi revelado que a adolescente, chamada Bree, era uma personagem fictícia, e que tudo que ela dizia no vídeo inicial e nos seguintes tinha sido previamente roteirizado.

O canal, que atraiu milhões de visualizações mesmo depois de revelado o caráter ficcional, continuou divulgando vídeos sem periodicidade até 2009, quando parou.

O vídeo publicado nesta quinta-feira, exatamente dez anos depois do primeiro e após sete anos de “silêncio”, mira na mesma audiência de antes. Bree está de volta, mas em vez de soar como uma menina inocente, ela interpreta um texto enigmático sobre uma tal cerimônia da qual participou após ser selecionada. “E agora que você alcançou seu 15º aniversário, também vai passar por uma seleção”.

Em menos de dois dias, o vídeo há foi visualizado mais de 74 mil vezes. Nos comentários, os usuários do YouTube se dividem entre aqueles que aprovam o retorno de Bree e outros que acham que a série ficou datada e deveria ter permanecido apenas na memória dos internautas.