Cotidiano

Após sessão tensa, Senado dos EUA aprova Sessions para chefiar Justiça

USA-CONGRESS_SESSIONSWASHINGTON – O senador do Alabama Jeff Sessions foi confirmado como novo procurador-geral dos EUA. Seus colegas demonstraram nervos à flor da pele antes de votar a confirmação dele para chefiar a Justiça, a ponto de uma senadora ter sido intimada a interromper seu discurso e voltar a seu assento. O polêmico senador ? o mais ferrenho defensor de uma linha dura contra os imigrantes ? teve seu nome aprovado pela maioria da Casa.

A democrata Elizabeth Warren lia, na noite de terça-feira, uma carta escrita em 1986 por Loretta King, viúva de Martin Luther King, com severas críticas ao senador Sessions, mas foi chamada a se silenciar.

O líder do Partido Republicano no Senado, Mitch McConnell, apelou a um artigo raramente usado no regulamento da Casa, que veta comentários altamente críticos de um senador a outro para pedir que o discurso fosse interrompido.

? A senadora deve retomar seu assento ? ordenou o senador Steven Daines, em um gesto que gerou enorme escândalo e se tornou nesta quarta-feira o centro das discussões sobre Sessions.

Embora não seja raro que um senador faça objeções a declarações de outro membro desta câmara, o pedido para que Warren fosse interrompida e voltasse ao seu assento constituiu um gesto muito poucas vezes visto no congresso americano.

O senador Bernie Sanders, ex-pré-candidato democrata à Presidência, pediu a palavra nesta quarta-feira e procedeu à leitura por inteiro da carta escrita por Loretta King, embora desta vez nenhum senador conservador tenha apresentado moção de censura. Outro senador democrata, Sheldon Whitehouse, disse que o ocorrido era francamente inaceitável.

? Não sei mais como devemos fazer nosso trabalho. Devemos fechar os olhos diante de uma informação negativa?

Enquanto isso, o senador conservador Orrin Hatch alegou que os legisladores devem se tratar com respeito “ou isto vai virar uma selva”.

A viúva de Luther King escreveu a carta quando Sessions era candidato a um posto de juiz federal no estado do Alabama. Segundo a carta, Sessions usava “seu poder para intimidar e ameaçar eleitores negros”.

Já nesta ocasião, sua trajetória repleta de denúncias por limitar o direito a voto dos eleitores negros fez naufragar a candidatura de Sessions ao cargo de juiz federal.201611181149414031_AP.jpg