Cotidiano

Após série de insultos mútuos, Hillary é apontada como vencedora de debate

USA-ELECTION_DEBATE-G552UT9M2.1.jpg

WASHINGTON – O baixo nível dos ataques pessoais, que marcou o segundo debate entre os candidatos à Presidência dos Estados Unidos ontem à noite, fez veículos americanos classificarem o encontro como ?o pior da História? do país ou um ?show de horrores?. As questões sexuais de Donald Trump e do marido de Hillary Clinton, o ex-presidente Bill Clinton, dominaram os primeiros 20 minutos do encontro. O magnata também chegou a dizer que a democrata deveria ser presa, enquanto ela acusava o oponente de ser sexista e de mentir ao pedir desculpas. Segundo a pesquisa de opinião da CNN/ORC feita após o debate, 57% dos espectadores afirmaram que Hillary foi melhor, e 34% acharam Trump como tendo melhor desempenho. Hillary foi avaliada com desempenho melhor que o esperado por 39% deles, e pior por parte de 26%. Já Trump foi melhor para 63%, e pior para 21%.

Iniciado de forma tensa, sem o tradicional aperto de mãos entre ambos, no entanto, o debate terminou com o único momento de cordialidade, depois que uma pessoa da plateia pediu para que os candidatos falassem ao menos uma coisa que admiravam no outro. Trump disse que Hillary é lutadora e não desiste; ela elogiou os filhos do magnata. Debate

? Não estou orgulhoso do que disse. Mas Bill Clinton fez pior ? disparou Trump logo na segunda pergunta, afirmando que as gravações ofensivas às mulheres reveladas na sexta-feira mostram apenas uma ?conversa de vestiário?, e não ações que tenha cometido. ? São só palavras. Podem dizer o que quiserem, mas Bill Clinton abusou de mulheres, atacou-as violentamente.

Para rebater os recentes escândalos sexuais do magnata ? que numa gravação de 2005 usava palavras vulgares para se referir a mulheres, mesmo casadas, dizendo que poderia fazer tudo o que quisesse por ser ?uma estrela? ? Trump afirmou que Bill Clinton estuprou, abusou ou assediou sexualmente ao menos três mulheres ? que estavam como suas convidadas no cenário onde ocorria o debate, a Washington University, em St. Louis, Missouri. Ele havia feito um evento com elas uma hora antes do debate, em transmissão pelo Facebook.

No sábado à noite, Trump já havia compartilhado em seu Twitter comentários de Juanita Broaddrick, mulher que em 1999 acusou o então presidente Clinton de tê-la estuprado duas décadas antes. Em sua página pessoal e num vídeo gravado recentemente, Juanita reiterou as acusações ao ex-presidente. Ela descreve em detalhes o estupro que teria sofrido por ele e um suposto constrangimento posterior por Hillary, afirmando até hoje ter medo dele e da perspectiva de a ex-primeira-dama vencer a eleição de novembro.

? Eu disse no começo de junho que ele não é apto para ser presidente e comandante em-chefe. Todos nós vimos e ouvimos na sexta-feira Donald falando de mulheres ? rebateu Hillary, listando ainda outras ofensas feitas por Trump. ? Eu acho que está claro para qualquer um que ouviu que as gravações representam exatamente quem ele é. Porque nós já vimos isso durante toda a campanha.

A segunda polêmica do debate ? que durou uma hora e meia sem intervalo, e teve o formato de ?town hall?, quando os candidatos ficam em pé em um palco e podem se movimentar livremente, observados por 270 eleitores indecisos ? foi sobre o caso de e-mails de Hillary Clinton. Quando ela era secretária de Estado usou servidores pessoais para mensagens do governo.

Hillary respondeu que errou e se desculpou, mas Trump disse que ela deletou 33 mil e-mails que não foram analisados pelo FBI e partiu para o ataque:

? Você deveria estar na cadeia ? disse o republicano, prometendo reabrir o caso se for presidente, nomeando um promotor especial, e atacou, inclusive, seu partido, lembrando que eles não fizeram um bom trabalho sobre o caso no Congresso: ? Estou muito desapontado com os congressistas, inclusive os republicanos, que permitiram que isso (ela se livrar das acusações) ocorresse.

Trump, que novamente fungou algumas vezes no palco, repetindo uma ação que marcou o primeiro debate ? e que, segundo especialistas, indicam que o magnata está nervoso ? tentava a todo momento desestabilizar e atacar a democrata. Ele chegou a reclamar dos mediadores do debate (Anderson Cooper, da CNN, e Martha Raddatz, da ABC News) de estarem privilegiando a democrata nas respostas. Por diversas vezes disse que Bernie Sanders, o senador democrata de Vermont que disputou com Hillary as primárias que definem o candidato de partido, estava certo:

? Bernie Sanders dizia que ela tem um péssimo julgamento. Ela tem muito ódio em seu coração ? afirmou Trump, se referindo à forma como Hillary classificou como ?deploráveis? a metade dos apoiadores do republicano.

Campaign 2016 Debate-G552UT6P0.1.jpg

Ele voltou a afirmar que a gestão de Obama e de Hillary tornou o país mais inseguro e que, graças a eles, o Estado Islâmico nasceu pelo ?vácuo? deixado no Iraque. Ele ainda destacou que falta liderança para enfrentar a situação da Síria. Já Hillary afirmou que não usará a força militar dos EUA no país, exceto em ataques aéreos, como tem feito Obama.

Visivelmente incomodada, a democrata tentava manter a calma e debater os temas a fundo, sem cair nas armadilhas de Trump. E a todo momento, se esforçava para se mostrar mais preparada, listando o que já havia feito em ?30 anos de vida pública?.

? Todos terão um lugar neste país se eu for presidente ? disse, acusando Trump de islamofobia.

Em outro ataque, dessa vez de Hillary, Trump admitiu que usou o prejuízo que teve em 2015 para não pagar impostos, algo que gerou controvérsia há duas semanas. Ele também disse que a Rússia está fazendo um trabalho muito melhor que os EUA na Síria, reacendendo a polêmica sobre sua proximidade com Vladimir Putin, o presidente russo, considerado por muitos nos EUA como um ditador.

Neste clima, mesmo as perguntas sobre planos de governo eram uma oportunidade para ataques mútuos. Trump a todo momento criticava o atual momento do país, creditando os problemas a Obama e a Hillary, que foi secretária de Estado no primeiro mandato do presidente. O debate parecia uma prova fatal para o republicano: ele tinha que usar o encontro para tentar salvar a campanha, depois do último escândalo, o que fez diversos republicanos pedirem sua renúncia e se afastarem. Mas a forma como tocou nas acusações a Bill gerou polêmicas. Alguns republicanos diziam que ele não deveria baixar o nível do debate, o que ele já havia prometido que faria.

Antes do debate, coube a Obama fazer o mais forte ataque a Trump, entre os democratas. Em um comício em Chicago, o presidente disse que as declarações do bilionário se gabando de apalpar, beijar e até tentar fazer sexo com mulheres por ser rico são ?inacreditáveis, degradantes e humilhantes?. O magnata começa a reta final mais isolado do que nunca. Ao menos 35 líderes de peso da legenda anunciaram o afastamento ou a suspensão do apoio neste fim de semana, segundo a imprensa ? juntando-se a mais de cem outros políticos conservadores que já tinham tomado tal decisão. Ontem, apenas dois republicanos estavam nos bastidores.

A pesquisa Politico/Morning Consult, divulgada mais cedo, mostra que apenas 39% dos eleitores acreditavam que Trump deveria desistir de sua candidatura. A pesquisa indicava Hillary com 42% das intenções de votos, contra 38% para Trump. Vitórias e fracassos de Hillary e Trump na corrida eleitoral