Cotidiano

Após seis meses, vereador deixa a prisão e toma posse segunda-feira

Privado da liberdade desde novembro do ano passado, quando foi preso pela Operação Castra sob a acusação de integrar um grupo criminoso que atuava em acampamentos e assentamentos de sem-terra no Sudoeste paranaense, Claudelei Torrente de Lima (PT) deixou a Penitenciária Industrial de Cascavel, onde havia recebido o diploma como vereador mais votado de Quedas do Iguaçu.

Mais conhecido como Cachorro, ele será monitorado por uma tornozeleira eletrônica e terá que respeitar algumas regras, como não deixar a cidade onde mora sem comunicar a Justiça e não ter contato com testemunhas e investigados citados no processo. No entanto, está autorizado a tomar posse como vereador, o que ocorrerá na próxima segunda-feira.

MILÍCIA

De acordo com as investigações, Cachorro e líderes do MST se aproveitavam da posição de poder para cometer crimes em assentamentos e acampamentos. Segundo a polícia, eles mantinham uma espécie de “milícia particular” e cobravam taxas, por exemplo, pelo uso de água e de energia elétrica.

Ainda conforme a investigação iniciada após a invasão de uma fazenda em Quedas do Iguaçu, cerca de dez mil sem-terra estariam tendo que se sujeitar ao regime imposto pelo grupo.