Esportes

Após se desculpar publicamente com americanos, Comitê Rio-2016 aguarda novos desdobramentos

Ryan-Lochte.jpgRIO – Após se desculpar publicamente com a delegação americana, o Comitê Rio-2016 agora aguarda o fim das investigações sobre o suposto assalto aos nadadores da equipe para decidir o próximo passo que vai tomar em relação ao assunto. Evitando entrar em polêmica, o diretor de Comunicação da entidade, Mario Andrada, não descartou que, após a reviravolta, o pedido de desculpas venha em outra direção. Lost_1708

– Quando resolver o ?talvez? dessa investigação, talvez a gente receba desculpa deles (americanos). O que precisa acontecer é o seguinte: achar esse ?talvez? logo. Acho que a polícia está tentando fazer isso, e o USOC (Comitê Olímpico dos Estados Unidos) deixou claro que também está colaborando com as autoridades. Vamos resolver o ?talvez? antes de a gente avançar nisso ? afirmou.

A Justiça determinou nesta manhã a apreensão dos passaportes dos nadadores Ryan Lochte e James Feigen, com o objetivo de evitar que saiam do Brasil. Policiais civis foram até a Vila Olímpica, mas não encontraram os atletas. No entanto, de acordo com a Polícia, Lochte já deixou o país. O chefe de segurança da delegação americana informou aos agentes que Feigen está em um hotel. Em nota, o USOC disse que está colaborando com as autoridades, mas informou que não forneceria publicamente informações sobre a localização dos atletas por ?questões de segurança?.

O caso sofreu uma reviravolta após os depoimentos dos nadadores apresentarem versões conflitantes. Além disso, um vídeo divulgado pelo site do jornal inglês ?Daily Mail? mostra os atletas chegando à Vila Olímpica depois do horário que eles informaram à polícia que haviam chegado, além de portarem as respectivas carteiras e celulares que, supostamente, teriam sido levados no assalto.

– Enquanto esse ?talvez? não estiver resolvido, é sinal que as investigações não chegaram ao final, então não cabe comentar. A gente defende a imagem do nosso país realizando Jogos excelentes, fazendo uma cerimônia linda, corrigindo rapidamente os erros que a gente cometeu e tratando os turistas e atletas da melhor forma possível. Parte da boa educação, quando você é anfitrião, é não discutir em público o comportamento dos seus convidados. A gente tem uma farta cobertura da mídia nacional e internacional bastante satisfeita com os Jogos, todos nós temos orgulho da cerimônia de abertura. A gente tem muito orgulho de ver o Parque (Olímpico) lotado. Essas imagens vão para a história. Outras imagens fazem parte da cobertura diária de mídia e carecem de uma apuração maior para que a gente decida se elas vão para a história ou para o esquecimento – disse Andrada, em referência ao vídeo veiculado pela imprensa.

RODRIGO MAIA NO LUGAR DE TEMER

O Comitê já foi informado oficialmente que o presidente interino, Michel Temer, não virá à cerimônia de encerramento da Olimpíada, no domingo. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, representará Temer. Não há, no protocolo, nenhuma previsão para que a presença de Maia seja anunciada ao público, tampouco para que faça um breve pronunciamento. As diplomacias do Brasil e do Japão estão trabalhando para que seja possível articular um encontro entre Temer e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, que virá ao Brasil para o encerramento. A capital do país, Tóquio, vai sediar a próxima edição dos Jogos, em 2020.