Cotidiano

Após saída de Geddel, Temer recebe cúpula tucana no no Alvorada

BRASÍLIA – Após a demissão do ministro e auxiliar Geddel Vieira Lima, o presidente Michel Temer recebe a cúpula do PSDB no Palácio da Alvorada. Em almoço nesta sexta-feira, o presidente reúne-se com mais de 20 tucanos.

Entre eles estão o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador paulista, Geraldo Alckmin, o senador Aécio Neves, o prefeito eleito de São Paulo, João Dória, o governador de Goiás, Marconi Perillo. Os ministros do PSDB – Alexandre Moraes, da Justiça, e Bruno Araújo, das Cidades – também foram almoçar no Alvorada.

Pela manhã, em encontro nacional de prefeitos tucanos no Congresso Nacional, Aécio reforçou apoio do partido ao governo de Michel Temer. Mais cedo, o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima, pediu demissão do governo. Geddel, que despachava no Palácio do Planalto e era auxiliar de Temer peça-chave na relação com o Congresso Nacional, enviou um e-mail a Temer pedindo exoneração citando que estava no “limite da dor”.

Há uma semana, Marcelo Calero pediu para sair do cargo de ministro da Cultura. Ele acusou Geddel de pressioná-lo a liberar uma licença do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico e Natural (Iphan), subordinado à Cultura. Em depoimento à PF, Calero também citou o presidente Temer nas pressões que sofreu. Michel Temer ainda não definiu o substituto de Geddel, que foi o sexto ministro a sair do governo em seis meses de Temer no Planalto