Cotidiano

Após Renan aceitar, Palácio confirma reunião entre os três Poderes

renan-senadoBRASÍLIA ? O Palácio do Planalto confirmou que haverá na sexta-feira uma reunião com os chefes dos três Poderes e ministros para debater a segurança pública. A reunião estava ameaçada porque o presidente do Senado, Renan Calheiros, não queria ter que encontrar com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, com quem vem protagonizando uma rusga desde a sexta-feira passada, quando foi deflagrada a operação Métis, que prendeu quatro servidores do Senado. Renan havia dito a aliados que não participaria do evento e decidido ir para Maceió. Mas mudou de ideia e voltará da capital alagoana na sexta, antes das 10h da manhã, para a reunião. Ele telefonou no fim da tarde para o presidente Michel Temer para informá-lo sobre a decisão de voltar a Brasília.

? Ele (Renan) ponderou melhor. Não pode abrir tantas frentes. Ele é o presidente de um Poder, não poderia ser furtar a aceitar um convite do presidente ? disse um aliado do presidente do Senado.

Interlocutores do presidente Michel Temer afirmavam desde cedo que não havia clima para a reunião que já vinha sendo costurada há vários dias e constava da agenda da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, há mais de duas semanas. Segundo o Planalto, o encontro foi gestado por iniciativa de Moraes. Além de Temer, Renan e Moraes, a reunião contará com a presença dos ministros Raul Jungmann (Defesa), José Serra (Relações Exteriores) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional). Por sugestão de Cármen Lúcia, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, também participará, bem como os chefes das Forças Armadas.

? Não tem clima para que essa reunião aconteça nesta sexta-feira. É preciso decantar as emoções _ avaliou um auxiliar de Temer mais cedo.

Ontem, Temer tentou marcar um encontro entre os chefes dos Poderes para apaziguar os ânimos, mas Cármen recusou. Enquanto isso, Renan declarou publicamente que teria dificuldades de se reunir com Moraes. Temer conversou pessoalmente com Renan por três dias consecutivos sobre o imbróglio. Ontem, por volta de 23h, Moraes teve um encontro reservado com o presidente.

? Vamos providenciar máscaras de gás para que Renan e Moraes consigam conviver no mesmo ambiente ? brincou um interlocutor de Temer.

A reunião sobre segurança pública ocorrerá no Itamaraty e será a primeira sob o formato do pacto federativo que Temer e Cármen concordaram em reinaugurar. O pacto federativo acordado entre os dois prevê que grandes temas sejam debatidos entre os três Poderes para que propostas e ações comuns possam emergir.