Cotidiano

Após protesto e detenção de Suplicy, reintegração de posse é cumprida em SP

reintegra2.jpgSÃO PAULO – Depois de protesto, confrontos e até a detenção do ex-senador Eduardo Suplicy (PT) a Polícia Militar conseguiu cumprir no final da tarde de segunda-feira a ordem judicial de reintegração de posse de um terreno, na região da Rodovia Raposo Tavares, na Zona Oeste de São Paulo. As casas foram demolidas para evitar que os moradores voltem ao local.

A área de 11 mil m² pertence à Prefeitura de São Paulo e era ocupada por 211 famílias. De acordo com a administração municipal, o terreno apresenta risco elevado de desabamento, o que inviabiliza a construção de moradia populares. As famílias interessadas poderão ser incluídas em programas habitacionais. Segundo a Prefeitura, os moradores foram avisados previamente da ordem judicial.

A manhã de segunda-feira foi marcada por fortes protestos no local. Moradores montaram barricadas para impedir a aproximação da polícia e dos oficiais de justiça. De acordo com a PM, duas pessoas foram presas por atirarem contra os policias durante a ação.

O ex-senador e candidato a vereador em São Paulo Eduardo Suplicy foi até o local e chegou a se deitar no chão para barrar o avanço dos policias. Ele chegou a ser detido e foi liberado cerca de três horas depois de assinar um termo circunstanciado.

A gestão do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), criticou a atuação dele durante a reintegração. Em nota assinada pela Secretaria da Casa Civil, o governo diz que Suplicy aproveitou a ?fragilidade das famílias? e ?tumultuou? a ação policial.