Agronegócio

Após prejudicar milho, geada ameaça o trigo

Após prejudicar milho, geada ameaça o trigo

Cascavel – Depois de provocar um grande estrago nas lavouras de milho (o relatório oficial será divulgado nesta quinta), a geada desta semana tem outra vítima: o trigo.

Conforme o analista do Deral Carlos Hugo Godinho, as lavouras de trigo já sentiram um pouco as últimas geadas, havendo redução de 95% para 90% a área em condições boas, com 2% como ruim, mas aumentou a proporção que está suscetível de 10% para 27%. “Ou seja, mais de um quarto das lavouras estão em estágio suscetível”, reforça.

Com a previsão de geadas moderadas para esta quarta e intensas para amanhã, o analista afirma que “teremos perdas, sim!”. “Isso é bem preocupante; se a previsão se confirmar, vai ser bem problemática”.

Godinho explica que o frio pode impedir a formação da espiga e, nesse caso, a perda é de 100%. Nas áreas em que as plantas já estão formando os grãos, as perdas podem ser um pouco menores.

O trigo preocupa agora porque as perdas nas lavouras de milho foram grandes já nas primeiras geadas, de 30 de junho. Agora, praticamente toda a safra está na fase final e não é mais impactada pelo frio. O relatório deve ser divulgado amanhã, já incluindo a estimativa da quebra. Inicialmente, o Paraná estimava colher 14 milhões de toneladas, mas esse número será bastante reduzido.